ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 24 de junho de 2026

Festa do Padroeiro é encerrada com missa, fogueira e distribuição de cerca de 200kg de bolo






Na noite de terça-feira (23), a comunidade católica viveu um dos momentos mais emocionantes da programação religiosa em São João do Ivaí. A Missa Solene em louvor ao padroeiro foi celebrada na Igreja Matriz, que ficou completamente lotada por fiéis da sede do município e também dos distritos de Santa Luzia da Alvorada, Luar e Ubaúna.

A celebração foi presidida pelos padres Lucas Endo e Raphael Pavanelli. Após a missa, aconteceu o tradicional acendimento da fogueira de São João Batista, mantendo viva uma das mais importantes tradições da festividade.


Na sequência, os fiéis participaram da distribuição do bolo do padroeiro, preparado por voluntários da comunidade. Cerca de 200 quilos de bolo foram distribuídos gratuitamente. Durante a celebração, o padre Raphael Pavanelli destacou a emoção de celebrar o padroeiro em sua cidade natal, especialmente em seu primeiro ano de sacerdócio.


“É muito bonito ver a igreja cheia, pessoas de Ubaúna, de Santa Luzia, do Luar, todos reunidos em honra a São João Batista. Eu nasci aqui, fui batizado nesta igreja e é uma honra estar celebrando este dia tão especial como padre. Ver que São João do Ivaí mantém firme suas tradições religiosas é motivo de muita alegria. Tivemos um final de semana abençoado com a festa do padroeiro e só temos que agradecer a Deus e a São João Batista por todas as bênçãos”, afirmou.


Já o padre Lucas Endo ressaltou o espírito de união vivido pela comunidade ao longo de toda a programação religiosa.“Desde o dia 12 de junho estamos envolvidos diretamente na pré-novena, na novena e em toda a preparação desta grande festa. Tivemos um final de semana abençoado e hoje encerramos este ciclo com muita gratidão. Somos muitos, mas formamos um só corpo, o Corpo de Cristo. É bonito ver a comunidade reunida, celebrando a fé e fortalecendo os laços de fraternidade”, destacou.

Ao final, os sacerdotes concederam uma bênção especial aos fiéis, pedindo a intercessão de São João Batista sobre as famílias e sobre todo o município.


A celebração marcou o encerramento da programação religiosa da Festa do Padroeiro 2026, que mais uma vez reuniu milhares de pessoas em momentos de oração, confraternização e valorização das tradições que fazem parte da história de São João do Ivaí.


Aluna esfaqueia colega durante intervalo em colégio no Paraná


Uma adolescente feriu um colega com um golpe de faca na manhã desta terça-feira (23), dentro do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizado na Avenida Doutor Luiz Teixeira Mendes, em Maringá.

O caso aconteceu durante o intervalo das aulas. O golpe atingiu a região próxima ao ombro da vítima. Segundo as informações, o ferimento foi superficial, o estudante recebeu atendimento médico e passa bem.

A situação foi controlada pela equipe pedagógica da instituição, que conteve a adolescente ainda no pátio do colégio. Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Patrulha Escolar foram acionados para atender a ocorrência.

Após o atendimento, a adolescente foi encaminhada à delegacia para as providências cabíveis. Os responsáveis pelos dois alunos também foram chamados à unidade de ensino.

De acordo com o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, capitão José Eduardo de Souza, a adolescente teria levado uma faca de cozinha de casa com a intenção de cometer a agressão.

A motivação estaria relacionada a um desentendimento ocorrido na semana anterior. Segundo a polícia, o conflito inicial não envolvia diretamente os dois estudantes, mas a adolescente teria se envolvido por causa de uma terceira aluna.

Em nota, o Núcleo Regional de Educação de Maringá e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná repudiaram qualquer forma de violência no ambiente escolar. Os órgãos informaram que a direção do colégio presta suporte à comunidade escolar, incluindo atendimento psicológico aos envolvidos.

As circunstâncias do caso seguem sob investigação das autoridades competentes.

Fonte: TNOnline

Edição: Canal HP

Psicologia da Fatec Ivaiporã inicia projeto de saúde mental com recuperandos da Apac




O curso de Psicologia da Fatec Ivaiporã iniciou o projeto de extensão – Voluntário como Arquiteto da Mudança: ciclo de atividades reflexivas com homens privados de liberdade na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Ivaiporã. A projeto iniciou na terça-feira, dia 23 de junho, e atenderá 40 recuperandos no período de 6 meses.

O 1º encontro foi dedicado ao fortalecimento de vínculos e aproximação entre os recuperandos e os acadêmicos Gabrielly Miranda de Almeida, Annelise Paz Possolli e Diego Jordão, sob a supervisão da coordenadora do curso de Psicologia, Vanessa Gonçalves, e da psicóloga da Apac, Thaiane Zubko.

Segundo Vanessa Gonçalves serão trabalhados temas ligados à saúde mental, relações familiares e desenvolvimento pessoal. “O projeto de extensão busca complementar o trabalho desenvolvido pela equipe da Apac”, disse.

 

Temáticas

Os encontros seguirão um cronograma previamente definido – acompanhando as etapas do projeto. “Antes de cada encontro faremos supervisões com os acadêmicos para preparar as temáticas que serão trabalhadas presencialmente”, explicou a psicóloga da Apac, Thaiane Zubko citando temas como ansiedade, autoestima, autoperdão, comunicação não violenta, habilidades sociais e prevenção ao suicídio.

Thaiane Zubko comentou que os internos têm histórias diferentes. Mas o olhar é voltado à recuperação. “Trabalhamos para que reconstruam projetos de vida e fortaleçam a saúde emocional”, reforçou a psicóloga.

Para o acadêmico Diego Jordão, a experiência representa um importante aprendizado acadêmico e humano.  “Vamos conhecer a história dos recuperandos sem julgamentos e com uma postura de acolhimento. É uma oportunidade de quebrar preconceitos, aprender e contribuir de alguma forma para o fortalecimento da saúde mental dos recuperandos”, declarou.

Durante os próximos encontros serão desenvolvidas dinâmicas, rodas de conversa e atividades reflexivas voltadas ao fortalecimento da autoestima, desenvolvimento da autonomia, relações familiares, saúde mental masculina, controle da ansiedade e construção de projetos de vida.

Lúcia Lima – jornalista

Conferência municipal fortalece a participação de crianças e adolescentes na construção de políticas públicas em São João do IvaíP













A Prefeitura de São João do Ivaí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na terça-feira (23), no Teatro Barracão, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento reuniu representantes do poder público, conselhos, profissionais da rede de proteção, famílias e, principalmente, crianças e adolescentes, que tiveram papel de destaque nas discussões.

A conferência teve como tema central a garantia dos direitos e a participação democrática de crianças e adolescentes na construção das políticas públicas. Durante todo o dia, os participantes debateram propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, contribuindo para a elaboração de ações e diretrizes voltadas ao público infantojuvenil.


A palestrante do evento, a doutora em Serviço Social, Claudiana Sgorlon, destacou que uma das principais novidades desta edição é a participação efetiva das crianças e adolescentes, que representaram pelo menos 50% dos participantes, conforme orientação dos conselhos estadual e nacional.


“Estamos discutindo seis eixos fundamentais sempre a partir do olhar das crianças e dos adolescentes. Isso permite que as propostas sejam construídas com base nas necessidades reais desse público, fortalecendo a prevenção de violências, a convivência familiar e comunitária e a participação democrática. É uma oportunidade para que eles tenham voz e vez dentro das decisões que impactam suas vidas”, ressaltou Claudiana.


A secretária municipal de Assistência Social, Suellen Pavaneti Mares, enfatizou a importância do envolvimento da comunidade e destacou a parceria entre prefeitura e CMDCA para incentivar a participação dos jovens. “Este é um momento muito importante para construirmos propostas em prol das nossas crianças e adolescentes. Neste ano, em parceria com a Prefeitura, também preparamos brindes como forma de incentivar a participação dos adolescentes. As decisões tomadas aqui seguem para a conferência estadual e posteriormente para o âmbito nacional, podendo se transformar em políticas públicas concretas. Por isso, é fundamental que a população participe desses espaços”, afirmou.


A presidente do CMDCA, Thassyana Alencar, destacou o compromisso do conselho na defesa dos direitos da infância e adolescência e reforçou a importância da participação popular. “Estamos realizando a décima conferência municipal, um marco importante para São João do Ivaí. É aqui que definimos diretrizes que irão nortear as ações voltadas às crianças e adolescentes nos próximos anos. O CMDCA tem atuado de forma participativa e busca sempre propor medidas que garantam direitos e ampliem oportunidades. Quanto maior a participação da população, mais representativas serão as propostas construídas”, declarou.

O prefeito Fábio Hidek Miura ressaltou que investir na infância e na adolescência é garantir um futuro melhor para o município. “Nossas crianças e adolescentes representam o futuro de São João do Ivaí. Por isso, é fundamental ouvir suas opiniões e criar espaços para que participem das decisões que influenciam suas vidas. A administração municipal tem apoiado as ações do CMDCA e da Secretaria de Assistência Social porque acreditamos que políticas públicas eficientes são construídas com diálogo, participação e responsabilidade”, destacou o prefeito.


Durante a conferência também foram eleitos os representantes que irão defender as propostas do município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para acontecer em 2027, em Foz do Iguaçu.

Foram eleitos:

Titular: Sofia Fróes Eduardo Claro, 13 anos.

Suplente: José Mário de Alencar Barbosa.



Homem é preso suspeito de estupro de vulnerável contra a própria filha no Paraná


A Polícia Civil do Paraná prendeu preventivamente um homem de 54 anos suspeito de estupro de vulnerável contra a própria filha em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O mandado judicial foi cumprido nesta terça-feira (24), em uma residência no bairro Boa Vista.

A ação foi realizada pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). De acordo com as investigações, o crime teria ocorrido em 2017, quando a vítima tinha menos de 14 anos.

A ordem de prisão foi expedida pelo 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos da Comarca de Ponta Grossa.

Segundo a Polícia Civil, a localização do suspeito foi possível após trabalho de inteligência policial e monitoramento cibernético, que identificaram o paradeiro dele no município.

Após ser preso, o homem foi encaminhado à sede do Nucria para os procedimentos legais e, em seguida, transferido ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Fonte: TNOnline

Edição: Canal HP

Mauá da Serra/Hardt é campeão da 11ª edição da Copa Angulo de Futsal Regional


Em um jogo emocionante do início ao fim, a equipe Mauá da Serra/Hardt conquistou o título da 11ª Copa Ângulo de Futsal Regional. Após um empate em 3 a 3 no tempo normal diante da forte equipe de Santa Fé, a decisão foi para os pênaltis, onde Mauá da Serra/Hardt levou a melhor por 7 a 6 e levantou a taça de campeão.

Em sua terceira participação na competição, a equipe de Mauá da Serra mostra que já está consolidada entre as grandes forças do futsal regional. Na semifinal, superou a forte equipe da RA Auto Center, que defendia o título e vinha de dois anos consecutivos como campeã. Na grande final, confirmou a excelente campanha e escreveu seu nome na história de uma das maiores competições de futsal do Paraná.


Segundo o técnico e dirigente Wagner, a conquista foi fruto do empenho coletivo.


"Ser campeão só foi possível graças à garra dos atletas dentro de quadra e de todos aqueles que, nos bastidores, ajudaram para que tudo isso fosse possível", destacou.


A equipe também entra para a história por um feito impressionante: em três participações na Copa Ângulo, nunca foi derrotada no tempo normal.


🔹 2024: eliminada nas oitavas de final nos pênaltis pela equipe da casa.


🔹 2025: eliminada nas quartas de final nos pênaltis pela equipe de Astorga.


🔹 2026: campeã invicta, alcançando o lugar mais alto do pódio.


Ainda nas premiações individuais 


Goleiro menos vazado: Adriano ,Leo , Jeconias,Moacir 


 Artilheiro da competição Moacir Resende "cascão"


Moacir Resende "Cascão" eleito melhor Jogador da Competição 


👏 AGRADECIMENTO ESPECIAL AOS PATROCINADORES:


PJR Sport – Paulinho Nascimento, responsável pela confecção dos uniformes do Hardt há três anos.


• Buteco do Gordo – Wagner.


• Padaria Santo Antônio – Ivan.


• Restaurante Gabriel.


• Guinchos Vieira – Diego.


• Eletro Lopes – Lambari.


• Confiança Autos – Roger.


• JC Neves – Clodoaldo.


• Professor Roberson.


• Colégio Maria Montessori – Jeconias Hardt.


• MG Salgados – Gesiel.


• CZM Motos Peças – Cristian.


• Agro Farconde – Dudu


• Bar do Adir


Agradecimento também à atual gestão municipal pelo apoio ao esporte:


Prefeito Givanildo Lopes, conhecido como Giva


Vice-prefeita Sirlei Machado


Secretário Municipal de Esportes Rafael Fontura.

A toda a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e à Câmara de Vereadores pelo incentivo e apoio ao desenvolvimento do esporte no município.


 

Paraná tem manhã mais gelada do ano com -3ºC e geada



O Paraná registrou a manhã mais gelada do ano nesta quarta-feira (24), com temperaturas negativas e ocorrência de geada em municípios das regiões Oeste, Centro-Sul e Sul do estado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a menor temperatura foi registrada em General Carneiro, com -3ºC.

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, muitos municípios do Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Noroeste registraram a temperatura mais baixa do ano. O resfriamento atingiu todas as regiões paranaenses, com marcas abaixo de 10ºC inclusive nas porções Leste e Norte.

Ainda conforme o Simepar, houve geada nas áreas mais frias do estado. As menores temperaturas foram registradas em General Carneiro, com -3ºC; Palmas, com -2,9ºC; Pato Branco, com -1,3ºC; Toledo, com -1,3ºC; Guarapuava, com -0,9ºC; Pinhão, com -0,3ºC; e Entre Rios, distrito de Guarapuava, também com -0,3ºC.

O frio intenso também foi registrado em outros estados do Sul do Brasil. Na Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra marcou -9,2ºC, a menor temperatura do país nesta quarta-feira. Municípios do Rio Grande do Sul também tiveram temperaturas negativas.

Fonte: Bem Paraná, NH Notícias e Simepar

Edição: Canal HP


Ex-vereador Vicente Pitlak morre aos 74 anos em Curitiba


O ex-vereador de Manoel Ribas, Vicente Pitlak, morreu no fim da tarde desta terça-feira (23), em Curitiba. Ele tinha 74 anos.

Vicente foi proprietário de um mercado durante muitos anos em Manoel Ribas e também atuou na vida pública do município. Ele exerceu mandato como vereador entre os anos de 1989 e 1992.

A morte causou comoção entre familiares, amigos e moradores que acompanharam sua trajetória na comunidade.

O velório e o sepultamento acontecem nesta quarta-feira (24), em Curitiba.

Fonte: NH Notícias

Edição: Canal HP


VAGA DE EMPREGO EM SÃO JOÃO DO IVAÍ

 



CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL