ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


domingo, 28 de junho de 2026

Colisão frontal deixa pai e filha mortos na BR-369



Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um grave acidente registrado na manhã deste domingo (28), por volta das 7h30, na BR-369, entre Bandeirantes e Santa Mariana, no Norte Pioneiro do Paraná.

Segundo apuração do Portal NH Notícias, que esteve no local, a colisão frontal envolveu um Fiat Palio e um Hyundai HB20, nas proximidades da ponte do Rio Laranjinha.

O condutor do Palio e uma passageira, que eram pai e filha, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Outra passageira do mesmo veículo, esposa do motorista, foi socorrida.

No HB20, o condutor e o passageiro sofreram ferimentos graves. Um deles foi resgatado de helicóptero, enquanto o outro foi encaminhado ao hospital de Bandeirantes.

A princípio, todas as vítimas são moradoras da região.

Por conta do acidente, o trânsito ficou interditado e houve grande congestionamento nos dois sentidos da rodovia. A liberação ocorreu por volta das 12h.

As circunstâncias da colisão deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Fonte: NH Notícias

Edição: Canal HP


Homem cai em buraco e é resgatado pelos bombeiros em Ivaiporã

 



Um homem foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na tarde deste sábado (27), após cair em um buraco em uma área de vegetação nas proximidades da Rua Jerônimo Brosso, em Ivaiporã. A operação durou cerca de duas horas e meia.

Segundo os bombeiros, um morador de 37 anos percebeu o homem entrando na vegetação e decidiu verificar a situação. Ao encontrá-lo ferido no fundo do desnível, acionou a equipe de resgate.

Para chegar até a vítima, os bombeiros precisaram abrir passagem entre bambus com o uso de facões e motosserras. Em seguida, utilizaram cordas para retirar o homem com segurança da área de difícil acesso.

A vítima estava consciente e em estado estável. Conforme os bombeiros, o homem apresentava ferimentos nas costelas e no cotovelo esquerdo.

Após o resgate, ele foi encaminhado para atendimento médico.

Fonte: Ivan Maldonado e NH Notícias

Edição: Canal HP


Onça-pintada é encontrada em quintal de casa no Paraná

Uma onça-pintada foi encontrada escondida no quintal de uma casa na manhã deste domingo (28), na região da Gleba Guarani, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O animal estava embaixo de um varal de roupas.

Equipes da Polícia Ambiental e pesquisadores do Projeto Onças do Iguaçu foram acionados e se deslocaram até a residência. As ruas próximas foram bloqueadas para garantir a segurança dos moradores e permitir o trabalho de resgate.

Um esquema foi organizado para que a onça pudesse ser sedada e retirada do local com segurança.

A suspeita é de que seja o mesmo animal registrado caminhando pela área urbana na manhã de sábado (27), nas proximidades do bairro Parque da Lagoa. Segundo pesquisadores, a onça pode ter saído de uma área de mata, se perdido e entrado na cidade.

O morador Jhonatan Bruno Salvador relatou o susto ao perceber a presença do animal no quintal. “Ela estourou o portão, minha esposa escutou um barulho. Eu vim correndo para ver, achando que era alguém que tentou entrar ou algo assim. Quando eu fui abrir essa porta, eu vi ela ali”, contou.

Ainda conforme o morador, a onça chegou a bater a cabeça contra a porta da casa. “Ela veio e bateu a cabeça na porta, e eu fui correr para o quarto. Ela não conseguiu entrar, mas foi um susto”, afirmou.

Durante a entrevista, Jhonatan falou em voz baixa, já que o animal ainda estava no quintal e qualquer barulho poderia assustá-lo.

Fonte: g1 e NH Notícias

Edição: Canal HP


Argentina vence Jordânia, fecha grupo com 100%, e Áustria e Argélia avançam na Copa

A Argentina encerrou a fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 com 100% de aproveitamento. Neste sábado (27), em Dallas, nos Estados Unidos, a atual campeã mundial venceu a Jordânia por 3 a 1, pela terceira rodada do Grupo J, e confirmou a liderança da chave com nove pontos.

Mesmo com a classificação já garantida e sabendo que enfrentará Cabo Verde na próxima fase, o técnico Lionel Scaloni escalou uma equipe praticamente reserva. Lionel Messi começou no banco e entrou apenas no segundo tempo, mas ainda deixou sua marca, anotando o terceiro gol argentino e chegando a 19 gols na história das Copas do Mundo.

A Argentina começou dominante e chegou a balançar as redes aos seis minutos, com Lo Celso, mas o gol foi anulado por impedimento. Pouco depois, o meia sofreu falta na entrada da área e foi para a cobrança. Com ajuda do goleiro Abulaila, que se adiantou no lance, Lo Celso abriu o placar.

Aos 27 minutos, a Argentina ampliou. Lautaro Martínez recebeu na área, finalizou na trave, e Senesi tentou aproveitar o rebote. No lance, o defensor argentino acabou atingido no rosto por Al Rashdan, e o árbitro marcou pênalti após revisão do VAR. Lautaro foi para a cobrança e converteu, fazendo 2 a 0 ainda no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, Lo Celso voltou a marcar, mas teve outro gol anulado por impedimento. Lautaro também levou perigo ao acertar o travessão. A Jordânia conseguiu diminuir com Al Tamari, marcando o gol de honra da seleção do Oriente Médio.

Logo depois, Messi entrou em campo para a festa da torcida argentina presente no estádio. O camisa 10 levou perigo em uma cobrança de falta e, já perto do fim, teve nova oportunidade em bola parada. Desta vez, cobrou bem e fechou o placar em 3 a 1, marcando seu sexto gol em três partidas nesta Copa.

No outro jogo do Grupo J, Áustria e Argélia empataram por 3 a 3 em uma partida movimentada e garantiram classificação para a próxima fase. Os austríacos terminaram na segunda colocação, enquanto os argelinos avançaram como uma das melhores terceiras colocadas da competição.

A Áustria abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. Alaba fez grande lançamento para Arnautovic, que saiu em velocidade e finalizou para marcar. A Argélia buscou o empate antes do intervalo, aos 45 minutos, com Belghali, que entrou na área e chutou forte para deixar tudo igual.

Na segunda etapa, a Áustria voltou a ficar na frente aos 10 minutos, com Sabitzer, que recebeu passe de Laimer e finalizou de primeira. Cinco minutos depois, Mahrez apareceu na área e bateu forte para empatar novamente para a Argélia.

O fim do jogo foi emocionante. Já nos acréscimos, Mahrez marcou mais uma vez e virou para os argelinos, colocando pressão sobre a Áustria. Pouco depois, Kalajdzic subiu de cabeça e fez o gol do empate, garantindo o resultado que classificou as duas seleções.

Com a definição do Grupo J, a Argentina avançou na liderança, com nove pontos. A Áustria terminou em segundo lugar, com quatro pontos, enquanto a Argélia também somou quatro e ficou com a terceira posição. A Jordânia encerrou sua participação sem pontuar.

Nos 16 avos de final, a Argentina enfrentará Cabo Verde no dia 3 de julho, às 19h, no horário de Brasília. A Áustria terá pela frente a Espanha, enquanto a Argélia enfrentará a Suíça.

Fonte: ESPN

Edição: Canal HP


Colômbia empata com Portugal, lidera grupo, e RD Congo avança de forma inédita na Copa

A Colômbia confirmou a liderança do Grupo K da Copa do Mundo de 2026 ao empatar em 0 a 0 com Portugal, neste sábado (27), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. Com o resultado, os sul-americanos terminaram a primeira fase na primeira colocação da chave, enquanto os portugueses avançaram em segundo lugar para o mata-mata.

A partida reuniu duas seleções que já estavam classificadas para a fase eliminatória. Portugal precisava da vitória para assumir a liderança do grupo, mas encontrou dificuldades diante da forte marcação colombiana e não conseguiu balançar as redes.

Mesmo sem gols, o confronto teve boas oportunidades, principalmente no primeiro tempo. Logo no primeiro minuto, Luis Díaz invadiu a área pela esquerda, finalizou cruzado e, após desvio, Córdoba cabeceou por cima do travessão. Pouco depois, James Rodríguez arriscou de fora da área e levou perigo.

A melhor chance colombiana na etapa inicial veio aos 16 minutos. Arias recuperou a bola e lançou Córdoba, que saiu em velocidade e obrigou Diogo Costa a fazer grande defesa.

Portugal equilibrou a partida ao longo do primeiro tempo e também assustou. Aos 38 minutos, Bruno Fernandes finalizou à queima-roupa, mas Vargas apareceu bem para salvar a Colômbia.

No segundo tempo, os portugueses voltaram mais presentes no ataque. João Félix desperdiçou boa oportunidade após cruzamento de Dalot, enquanto Cristiano Ronaldo chegou a balançar as redes em lance anulado por impedimento.

A Colômbia respondeu aos 21 minutos, quando Puerta aproveitou sobra na entrada da área e finalizou com perigo, perto da trave. Nos minutos finais, os colombianos ainda pressionaram e chegaram a marcar nos acréscimos, mas o gol foi anulado por impedimento.

Com o empate, a Colômbia terminou o Grupo K na liderança. Portugal ficou com a segunda colocação e também segue vivo na Copa do Mundo.

No outro jogo da chave, a República Democrática do Congo venceu o Uzbequistão por 3 a 1, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, e garantiu classificação inédita ao mata-mata da Copa do Mundo. A seleção africana terminou em terceiro lugar, com quatro pontos, e avançou como uma das melhores terceiras colocadas.

O Uzbequistão começou melhor e chegou a balançar as redes logo no primeiro minuto, com Shomurodov, mas o gol foi anulado por impedimento. Pouco depois, aos 10 minutos, o atacante recebeu belo passe de calcanhar de Fayzullaev, encobriu o goleiro Mpasi e marcou um golaço para abrir o placar.

A RD Congo tentou reagir aos 17 minutos, quando Mbuku finalizou forte da entrada da área e empatou a partida. Porém, após revisão no VAR, a arbitragem marcou falta na origem da jogada e anulou o gol.

Mesmo atrás no placar, a equipe africana passou a ocupar mais o campo de ataque e buscou o empate. A recompensa veio no segundo tempo. Aos 23 minutos, Yoane Wissa foi derrubado na área, e a arbitragem marcou pênalti. O próprio atacante foi para a cobrança e deixou tudo igual.

A virada veio aos 33 minutos. Fiston Mayele se antecipou ao goleiro Nematov, desviou para as redes e colocou a RD Congo em vantagem. Nos acréscimos, Wissa marcou mais uma vez e sacramentou a vitória por 3 a 1.

Com o resultado, a RD Congo avançou ao mata-mata pela primeira vez na história da Copa do Mundo. O adversário será a Inglaterra, líder do Grupo L, em duelo marcado para quarta-feira, 1º de julho, às 13h, no horário de Brasília, novamente em Atlanta.

Já o Uzbequistão encerrou sua primeira participação em Copas do Mundo na lanterna do grupo, com três derrotas em três jogos.

Com a definição do Grupo K, a Colômbia avançou como líder, Portugal ficou com a segunda vaga direta e a RD Congo garantiu classificação histórica entre os melhores terceiros colocados. O Uzbequistão se despediu da competição.

Fonte: CNN

Edição: Canal HP


Inglaterra vence Panamá, lidera grupo, e Croácia avança na Copa


A Inglaterra venceu o Panamá por 2 a 0 neste sábado (27), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, e encerrou a fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 na liderança do Grupo L. Com o resultado, a seleção inglesa chegou a sete pontos, com duas vitórias e um empate.

Os gols da vitória foram marcados no segundo tempo por Jude Bellingham e Harry Kane. O camisa 9, inclusive, fez história ao chegar a 11 gols em Copas do Mundo e se tornar o maior artilheiro da Inglaterra na competição, ultrapassando Gary Lineker.

O primeiro tempo foi de domínio inglês, mas sem bola na rede. Rashford foi um dos jogadores mais perigosos, levando perigo em finalização aos sete minutos e também em cobrança de falta nos acréscimos. O Panamá teve sua melhor chance aos 25 minutos, com Puma Rodríguez.

Na etapa final, a Inglaterra manteve a pressão e abriu o placar aos 16 minutos. Saka cobrou escanteio, e Bellingham apareceu para completar e balançar as redes do goleiro Mosquera.

Pouco depois, aos 21 minutos, veio o segundo gol. Bellingham cruzou na área, e Harry Kane se antecipou à marcação para cabecear e ampliar a vantagem inglesa.

O Panamá ainda chegou a marcar aos 45 minutos, com Fajardo, mas o gol foi anulado por impedimento. Com a derrota, a seleção panamenha encerrou sua participação no Mundial sem pontuar, com três derrotas em três jogos.

Com a liderança do Grupo L, a Inglaterra enfrentará Senegal nos 16 avos de final, em duelo marcado para sexta-feira, 1º de julho, em Atlanta, nos Estados Unidos.

No outro jogo da chave, a Croácia venceu Gana por 2 a 1, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, e também garantiu classificação ao mata-mata. A vitória colocou os croatas na segunda colocação do grupo, com seis pontos, atrás apenas da Inglaterra.

Depois de duas partidas com atuações mais pragmáticas, a Croácia mostrou uma postura mais ofensiva desde o início. A equipe controlou a posse de bola, pressionou a saída de Gana e criou as melhores oportunidades do primeiro tempo.

Aos 15 minutos, Vlasic acertou a trave em chute de fora da área. Já aos 30, Sucic arriscou da intermediária, contou com desvio em Luckassen e abriu o placar para a seleção croata.

Gana cresceu no segundo tempo e conseguiu empatar aos 28 minutos. Após cobrança de falta, Luckassen apareceu na área e completou para deixar tudo igual, recolocando emoção na disputa.

A reação croata foi rápida. Pasalic obrigou Asare a fazer boa defesa em chute de média distância e, na cobrança de escanteio seguinte, Vlasic apareceu livre para cabecear e marcar o gol da vitória.

Nos minutos finais, Gana tentou pressionar em busca de um novo empate, mas não conseguiu evitar a derrota. Mesmo assim, a seleção africana também avançou como uma das melhores terceiras colocadas da fase de grupos.

Com os resultados, a Inglaterra terminou na liderança do Grupo L, a Croácia ficou com a segunda vaga direta e Gana avançou entre os melhores terceiros colocados. O Panamá se despediu da Copa do Mundo sem somar pontos.

Fonte: CNN Esportes

Edição: Canal HP

Idosa perde cerca de R$ 1,5 mil ao cair no golpe da falsa prova de vida em Ivaiporã



Uma moradora de Ivaiporã foi vítima de estelionato após cair no golpe da falsa prova de vida. O caso foi registrado pela Polícia Militar na manhã de sábado (27), após a vítima procurar a corporação para relatar o crime.

Segundo o boletim de ocorrência, a idosa informou que recebeu uma ligação de um homem que alegou ser necessário realizar uma prova de vida para evitar o cancelamento do pagamento de seu benefício. Durante a conversa, o golpista fez uma chamada de vídeo e passou orientações sobre os procedimentos que deveriam ser realizados no celular da vítima.

Após encerrar a ligação, a mulher desconfiou da situação e acessou o aplicativo do banco, quando percebeu que havia sido retirada de sua conta a quantia de aproximadamente R$ 1.500,00.

Diante do prejuízo, a vítima registrou um boletim de ocorrência e pretende solicitar ao banco a tentativa de recuperação do valor. Ela também recebeu orientações da Polícia Militar sobre os procedimentos cabíveis.

A PM reforça o alerta para que aposentados e pensionistas nunca realizem procedimentos bancários orientados por desconhecidos durante ligações ou chamadas de vídeo. Em caso de dúvida, a recomendação é procurar diretamente a instituição financeira ou o órgão responsável pelo benefício antes de fornecer qualquer informação ou acessar aplicativos bancários.


Funcionários denunciam trabalho análogo à escravidão e ameaças em empresa de Jardim Alegre


Uma denúncia de possível trabalho em condição análoga à escravidão mobilizou a Polícia Militar na tarde de sábado (27), em Jardim Alegre. O caso foi registrado após informações repassadas ao Copom apontarem que funcionários de uma empresa estariam sendo submetidos a condições irregulares de trabalho e que dois deles haviam sido ameaçados com uma faca pelo proprietário.

De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe policial foi até o local, às margens da PR-466, para averiguar a denúncia. Durante a ação, os policiais conseguiram abordar os proprietários da empresa quando eles deixavam a cidade.

Diante dos fatos apurados no local, os envolvidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, em Londrina, responsável pela investigação e pelos procedimentos relacionados a crimes dessa natureza.

O caso será apurado pelas autoridades competentes para verificar as circunstâncias da denúncia e eventual configuração do crime de redução à condição análoga à de escravo, além das supostas ameaças relatadas pelos trabalhadores. Até a conclusão das investigações, os fatos permanecem sob apuração.


Homem aciona a PM após visitas da ex-companheira e relata temor pela atual convivente em Porto Ubá


A Polícia Militar foi acionada na noite de sábado (27) para atender uma ocorrência de ameaça no distrito de Porto Ubá, em Lidianópolis.

Segundo o boletim de ocorrência, um morador relatou que sua ex-convivente esteve em sua residência por duas vezes no mesmo dia, supostamente por não aceitar o fim do relacionamento. O homem afirmou aos policiais que teme pela integridade física de sua atual companheira.


Durante o atendimento, a equipe questionou se ele tinha interesse em representar criminalmente contra a ex-companheira. No entanto, o solicitante informou que, naquele momento, não desejava dar prosseguimento à representação.


Ainda conforme o registro policial, ao ser perguntado sobre quais ameaças teriam sido feitas, o homem não conseguiu especificar palavras ou atitudes que caracterizassem o crime, apresentando um relato considerado desconexo pelos policiais. Mesmo assim, informou que a ex-companheira estaria em um estabelecimento comercial da região.

A equipe se deslocou até o local indicado para tentar localizar a mulher e esclarecer os fatos, mas foi informada por frequentadores de que ela já havia deixado o estabelecimento.


Diante da ausência da suposta autora e da decisão do solicitante de não representar criminalmente, a Polícia Militar confeccionou o boletim de ocorrência para registro dos fatos e adotou as orientações cabíveis.

Homem é preso após agredir ex-companheira e tentar fornecer nome falso à polícia em Faxinal



Um homem foi preso na noite de sábado (27) após ser acusado de agredir a ex-companheira durante uma ocorrência de violência doméstica em Faxinal. A ação contou com uma equipe da Polícia Militar de Grandes Rios, que foi acionada para atender a ocorrência.

Segundo o boletim, no local os policiais conversaram com a vítima, que relatou ter discutido com o ex-convivente. Durante o desentendimento, ela afirmou que foi derrubada no chão e agredida com tapas no rosto.

Após o relato, a equipe iniciou patrulhamento para localizar o suspeito, que havia deixado o local em um GM/Corsa, seguindo em direção ao Lago Saracura. O veículo foi localizado e o homem abordado.

Durante a identificação, o suspeito tentou enganar os policiais, informando um nome falso. Após ser questionado diversas vezes, acabou revelando sua verdadeira identidade. Na revista pessoal, nenhum objeto ilícito foi encontrado.

Diante da denúncia de agressão e da identificação do suspeito, os policiais deram voz de prisão ao homem. Conforme registrado pela PM, foi necessário o uso de algemas, em conformidade com a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), para prevenir risco de fuga e garantir a segurança da equipe e do próprio detido.

A vítima e o autor foram encaminhados ao Hospital Municipal de Faxinal para atendimento e, na sequência, levados à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi apresentado para as providências legais cabíveis.


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL