ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


terça-feira, 23 de junho de 2026

Mauá da Serra avança na implantação do CETEA e prefeito destaca cuidado com crianças autistas










A Prefeitura de Mauá da Serra está na fase final de preparação do CETEA – Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, um espaço planejado para oferecer atendimento, acompanhamento e suporte especializado às crianças com TEA e suas famílias.


Durante vista neste fim de semana ao local, o prefeito Giva Lopes destacou o andamento das obras e a estrutura que está sendo organizada para atender a comunidade. 


Segundo ele, o centro contará com ambientes específicos para o desenvolvimento das crianças, incluindo sala sensorial e sala de psicomotricidade, além de outros recursos que ainda serão implantados.


Giva Lopes ressaltou que o projeto nasceu da necessidade de oferecer um atendimento mais humanizado e especializado para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Pai de uma criança autista, o prefeito afirmou que possui uma ligação especial com a causa e que o município busca proporcionar mais qualidade de vida e inclusão para as famílias.


O CETEA foi desenvolvido com base em referências de centros especializados de cidades maiores, como Cascavel, com o objetivo de trazer inovação e excelência no atendimento. O espaço reunirá o trabalho integrado das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, garantindo um acompanhamento multidisciplinar aos usuários.


De acordo com o prefeito, o centro será referência na região, oferecendo diversas especialidades voltadas ao desenvolvimento das crianças e ao apoio às famílias. Ele também destacou o diálogo constante com mães e responsáveis para aperfeiçoar os serviços e atender às principais necessidades da comunidade.


“A gente conversa com as mães e está sempre buscando melhorar e inovar. Ficou um espaço muito bonito, preparado para receber as crianças com alegria. Isso traz uma grande satisfação para todos nós”, afirmou.


Com a conclusão dos últimos detalhes da estrutura, a expectativa é que o CETEA se torne um importante instrumento de inclusão, acolhimento e desenvolvimento para as crianças com Transtorno do Espectro Autista em Mauá da Serra.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO - Ivaiporã, Jardim Alegre, São Pedro e São João do Ivaí



 

Maternidade de São João do Ivaí receberá o nome do Dr. Ivens Simão após aprovação unânime na Câmara






A Câmara Municipal de São João do Ivaí aprovou por unanimidade, na sessão realizada na noite de segunda-feira (22), o projeto de lei que denomina a nova maternidade do município como Maternidade Municipal Dr. Ivens Simão. A homenagem reconhece a trajetória do médico e ex-prefeito, que faleceu no último dia 16 de junho, deixando um legado marcante na saúde e na vida pública do município.


A proposta foi apresentada pelo vereador Tiba Monteiro e recebeu o apoio de todos os parlamentares da Casa. A votação ocorreu de forma especial e emocionou familiares, autoridades e moradores que acompanharam a sessão. Ele destacou a proximidade que mantinha com o homenageado e a importância de eternizar sua memória em uma obra tão significativa para a cidade.

“É uma homenagem que eu não queria estar fazendo. Queria que ele estivesse aqui, continuando a trabalhar pelo povo. Dr. Ivens foi um homem de trabalho, humildade, lealdade e dedicação. São João do Ivaí perdeu um líder, um amigo e uma pessoa que construiu uma história extraordinária desde o dia em que chegou aqui apenas com uma mala. Nada mais justo que a maternidade leve o nome de quem ajudou a trazer tantas vidas ao mundo”. 


O vereador Maicon Rossi também manifestou seu apoio ao projeto e relembrou momentos pessoais vividos com o médico. “Hoje estamos com o coração partido por essa perda. Dr. Ivens tinha um coração enorme e nunca dizia não para quem precisava. Eu sou testemunha da dedicação dele com a minha família. Ele cuidou da minha mãe com carinho e atenção em momentos difíceis. Era uma pessoa que estava sempre pronta para ajudar, em qualquer hora do dia ou da noite. Essa homenagem é mais do que merecida”, disse.


Já o vereador Thiago Henrique ressaltou o legado profissional e humano deixado pelo médico. “Dr. Ivens deixou marcas profundas na história do nosso município. Uniu a vocação para a medicina com o espírito público. Foi vereador, prefeito por três mandatos e sempre colocou o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. Seu legado de trabalho, humanidade e compromisso com o próximo continuará vivo na memória dos são-joanenses”.


Após a aprovação do projeto, a palavra foi aberta às autoridades presentes. O prefeito Fábio Hidek Miura destacou a dimensão da contribuição de Dr. Ivens para São João do Ivaí.


“Dr. Ivens foi um dos maiores líderes que esta cidade já teve. Se quisesse, poderia ter seguido voos mais altos na política, mas escolheu dedicar sua vida a São João do Ivaí. Cuidou das pessoas com humanidade, tanto na medicina quanto na vida pública. Foi um homem que amou profundamente esta terra e merece ter seu nome ligado a uma obra tão importante para o futuro da saúde do município. 


A vice-prefeita Olívia Fróes relembrou a dedicação do médico durante os atendimentos e procedimentos cirúrgicos. “Dentro do centro cirúrgico, Dr. Ivens era um profissional extremamente comprometido. Ele se preocupava não apenas com o paciente, mas também com os familiares que aguardavam notícias. Era possível perceber sua dedicação em cada atendimento. Sua história ficará para sempre marcada na saúde de São João do Ivaí”, relembrou. 


Representando a família, o médico Ivens Alfredo Simão, filho do homenageado, agradeceu a homenagem em nome de todos os familiares. “Recebemos essa homenagem com muito orgulho. Meu pai construiu uma longa história em São João do Ivaí e essa maternidade reúne duas das maiores paixões da vida dele: a medicina e o serviço público. Ele se empenhou muito para que esse projeto saísse do papel e tinha enorme orgulho da sua atuação na área obstétrica. Sempre contava que, muitas vezes, realizava o parto de mulheres que haviam nascido pelas próprias mãos dele. Agora, ver seu nome eternizado nessa maternidade é uma forma de manter vivo todo esse legado”, concluiu. 


A nova maternidade está em construção no Residencial Paulo Lopes Dias no um dos maiores investimentos na área da saúde já realizados no município. 


COLUNA SOCIAL - Aniversário de casamento de Zé Pires e Zeli Pires de São João do Ivaí

Hoje, terça-feira, dia 23 de junho, é uma data muito especial para Zé Pires e Zeli Pires, de São João do Ivaí, que celebram 47 anos de casamento. Uma linda história construída com amor, companheirismo, respeito e dedicação, sendo exemplo para toda a família. Nesta data marcante, eles recebem o carinho e as felicitações de familiares e amigos, que desejam que Deus continue abençoando essa união com muita saúde, paz, felicidade e muitos momentos especiais. Parabéns ao casal pelos 47 anos de união! Que o amor e a cumplicidade continuem sendo a base dessa bela história. 


Paraná tem alerta de geadas fortes e pode bater recorde de frio


O Paraná deve registrar geadas fortes nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A previsão indica frio intenso em várias regiões do estado, com possibilidade de novo recorde de menor temperatura do ano.

Segundo o Simepar, o alerta mais intenso é voltado para o extremo sul do Paraná. No entanto, cidades de regiões tradicionalmente mais quentes também podem registrar geadas de fraca a moderada intensidade.

Nesta quarta-feira, uma massa de ar frio e seco se estabelece sobre o estado, aumentando a área com formação de geada. A previsão inclui o sul dos Campos Gerais, a Região Metropolitana de Curitiba, o sul do Noroeste, além das regiões Oeste, Sudoeste, Sul e Centro-Sul.

As geadas mais fortes devem ocorrer nos extremos Sul e Sudoeste, especialmente em áreas próximas à divisa com Santa Catarina.

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, o Paraná pode bater o próprio recorde de frio registrado em 2026. Até agora, a menor temperatura do ano foi de -2,4ºC, no dia 11 de maio, em Guarapuava, onde a sensação térmica chegou a -7,5ºC.

Na quinta-feira, o frio ainda deve ser rigoroso em boa parte do estado, com temperaturas muito baixas ao amanhecer. A formação de geadas deve ocorrer desde o Oeste até a Região Metropolitana de Curitiba, além dos Campos Gerais e do sul da região Noroeste.

Apesar disso, a massa de ar polar deve começar a perder força gradualmente a partir de sexta-feira (26), com redução da intensidade do frio.

Para o fim de semana, a previsão indica retorno das chuvas ao Paraná, com possibilidade de trovoadas. Com a mudança no tempo, a chance de geadas deve diminuir.

Fonte: g1 e Simepar

Edição: Canal HP

Mulher é presa pela Polícia Civil em Jandaia do Sul durante cumprimento de mandado judicial



A Polícia Civil de Jandaia do Sul cumpriu, na manhã desta terça-feira (23), um mandado de prisão no Jardim das Flores, resultando na detenção de uma mulher identificada pelas iniciais T.A.D.

De acordo com as informações repassadas pela corporação, a prisão foi realizada em cumprimento a determinação judicial relacionada ao artigo 136 do Código Penal Brasileiro (Lei 2.848/1940), que trata do crime de maus-tratos.


Após os procedimentos de praxe, a mulher foi encaminhada ao Departamento de Polícia Penal (Depen), onde permanece à disposição da Justiça para as medidas cabíveis.

A Polícia Civil não divulgou outros detalhes sobre o caso. As investigações e o processo seguem sob responsabilidade do Poder Judiciário.


Projeto de Pedagogia da Fatec Ivaiporã cria plataforma para troca de experiências entre professores





Acadêmicas do 3º período de Pedagogia da Fatec Ivaiporã desenvolveram a plataforma digital Partilhas, criada para reunir atividades, sugestões pedagógicas e experiências de sala de aula em um ambiente virtual. O projeto foi apresentado durante a Mostra de Projetos Integradores (MOPI), realizada no dia 18 de junho.

A iniciativa foi desenvolvida pelas acadêmicas Isabela Tiesen, Camila Bueno da Silva, Laís Aparecida Alves Lino e Vitória Gabrieli Soares Dalbello, como atividade do Projeto Integrador. A proposta permite que professores, estudantes de Pedagogia e futuros docentes compartilhem materiais, publiquem atividades e troquem informações sobre práticas aplicadas em diferentes etapas da educação.

Segundo Isabela Tiesen, a ideia surgiu a partir da importância da troca de experiências, principalmente para profissionais que estão iniciando a carreira. “Quem está começando a carreira pode encontrar atividades, sugestões e relatos de experiências de outros profissionais, criando troca de conhecimentos que pode ajudar no planejamento das aulas e no trabalho em sala”, explicou.

A plataforma permite que os usuários criem perfil, publiquem conteúdos e informem a área de atuação. O sistema foi testado com estudantes do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, em Ivaiporã. Durante a fase de avaliação, o grupo também aplicou questionários para identificar sugestões de melhorias e analisar a experiência dos usuários.

A professora Aline Almeida, orientadora do Projeto Integrador, explicou que o trabalho surgiu a partir de uma necessidade identificada durante as pesquisas realizadas pelas acadêmicas. Segundo ela, o site reúne materiais, orientações e recursos pedagógicos, além de oferecer um espaço para troca de experiências e apoio aos profissionais que estão iniciando a carreira docente.

Durante a MOPI, os visitantes puderam conhecer o funcionamento do sistema e navegar pelo conteúdo disponível na plataforma.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Fabiane Eisele Zilio, o projeto aproxima a formação acadêmica das demandas encontradas nas escolas e fortalece a relação entre teoria e prática. “O projeto demonstra que a tecnologia pode ser utilizada para aproximar profissionais da educação e fortalecer redes de apoio. A troca de experiências é especialmente importante para quem está iniciando a carreira docente”, avaliou.

A plataforma pode ser acessada pelo link: https://partilhas.vercel.app/

Fonte: Lúcia Lima

Edição: Canal HP

 

COTAÇÃO AGRÍCOLA AGROPRODUZ - Preços do dia - 23/06/2026



 

OLHO NO MERCADO NORATO EMPREENDIMENTOS - Preços do dia - 23/06/2026


 

OFERTAS DE TERÇA E QUARTA DO BEM BOM ATACADISTA



 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL