O Facebook
anunciou mudanças nas regras para as páginas dentro da plataforma. A principal
delas é a identificação de publicações consideradas “notícias falsas” e que, em
razão disso, têm a distribuição reduzida. Os administradores das páginas
poderão ver quais mensagens foram enquadradas nesta categoria. Também terão
acesso a outros conteúdos retirados por violarem as normas internas da
companhia (os Parâmetros da Comunidade).
Os administradores
de páginas passarão a ter acesso a uma “aba” denominada “Qualidade da Página”.
Nela, ficarão listados os posts avaliados como “falsos”, “mistos” ou com
“título falso”, conforme categorias definidas pela empresa. A classificação é
feita por agências de checagem de fatos parceiras (conheça as regras de análise
aqui). Até agora, quando uma publicação era marcada desta maneira não havia
qualquer sinalização nem ao autor nem aos administradores de páginas. O autor,
contudo, seguirá sem ser notificado.
A redução de
alcance de conteúdos considerados “notícias falsas” vem sendo adotada pela rede
social, sem remover os posts mas criando obstáculos a sua difusão. “Esperamos
que isso forneça às pessoas as informações necessárias para policiar
comportamentos inadequados de administradores de uma mesma página, entender
melhor nossos Padrões da Comunidade e, em alguns casos, nos informar quando
acreditarem que tomamos uma decisão incorreta sobre um determinado conteúdo”,
afirmou a empresa em comunicado oficial. No Brasil, o Facebook estabeleceu
parceria com entidades de checagem de fatos, como a Agência Lupa, aos Fatos e
France Press para verificar circulação de notícias falsas durante as eleições
de 2018. (Agência Brasil)