Banco do Brasil vai financiar casas para agricultura familiar
Produtores rurais paranaenses que desejam construir casas têm um novo incentivo do poder público. O Governo do Paraná e o Banco do Brasil firmaram uma parceria que oferece financiamentos de 50 mil reais para a execução das obras dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Pronaf. O primeiro contrato que marcou o início dos trabalhos foi assinado durante o Show Rural, em Cascavel.
De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a companhia será responsável por prestar toda a assistência técnica durante as obras. As famílias contempladas pelo programa terão um período de três anos de carência para começar a pagar as prestações. A taxa de juros será de 4,6% ao ano para o pagamento do crédito adquirido em até 10 anos, com o pagamento em parcelas semestrais ou anuais, a depender da escolha do produtor com base nos rendimentos obtidos com a safra.
As ações de divulgação e orientação sobre a iniciativa serão coordenadas pelos funcionários do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, com o apoio de equipes municipais. Depois, a documentação dos produtores passará pela análise de crédito do Banco do Brasil para a contratação do financiamento. O financiamento poderá atender até 125 mil agricultores no Paraná enquadrados no Pronaf. Por meio do Programa Nacional de Habitação Rural, a Cohapar já participou da construção de mais de 13 mil moradias destinadas à população rural do Paraná nos últimos anos.