A
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira
(26), a campanha da fraternidade de 2020, com o tema "Fraternidade e Vida:
dom e compromisso". No ano passado, o foco foram as políticas públicas.
A cerimônia de abertura
ocorreu na sede da CNBB, no Setor de Embaixadas Sul. Santa Dulce dos Pobres e o Papa Francisco são apresentados como exemplos de bons
samaritanos – referência a uma parábola da Bíblia.
No lançamento, o
secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel
Portella Amado, explicou que o principal objetivo é "proteger a
vida". Citando números de violência no país, destacou o "cuidado
entre as pessoas" como a principal ação (saiba mais abaixo).
Segundo o texto-base da
campanha, o objetivo é "conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o
sentido da vida como dom e compromisso". Já com o lema "Viu, sentiu
compaixão e cuidou dele” – extraído de um versículo bíblico – a campanha quer
incentivar as "relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na
comunidade, na sociedade e no planeta".
Criada em 1962, a campanha da
fraternidade é apresentada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem
início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. (Globo.com)