A Sanepar informa que a distribuição de água em São João do Ivaí está normal nesta segunda-feira, 13.
O trecho da adutora do sistema produtor de água que apresenta problemas de fadiga, implantada em local de difícil acesso e que tem sofrido sucessivos acidentes, deve ser substituído nos próximos meses. Serão investidos R$ 225 mil na obra de melhoria, que inclui a instalação de equipamentos (ventosas) que auxiliam a regulagem da pressão na rede.
Nos últimos 40 dias, quatro rompimentos da tubulação comprometeram o abastecimento na cidade. Na semana passada, além da adutora, também houve queima de equipamento eletromecânico, já substituído. Equipes estão de prontidão 24 horas por dia para garantir e assegurar o abastecimento da população. Na última paralisação do sistema, foram realizadas 40 viagens de caminhões-pipa para complementar os níveis dos reservatórios.
SISTEMA GUARANI
A Sanepar investiu aproximadamente R$ 2 milhões na obra de operacionalização de poço do Aquífero Guarani. Com vazão de 110 m³/h, o poço veio substituir a captação superficial no Rio Água do Macaco, que, historicamente, nos períodos de estiagem tem grande queda na sua capacidade produtiva.
Os recursos investidos também viabilizaram reservatório de 750 m³, próximo à Estação de Tratamento de Água. Estão previstas ainda obras de readequação nas condições operacionais do processo de adução e tratamento de água, cujo projeto deve ser concluído ainda este ano.
Com a realização destas obras, o sistema estará preparado para abastecer a cidade de São João do Ivaí pelos próximos 30 anos.
Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná
Gerência de Comunicação e Marketing