ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Secretaria de Saúde de São João do Ivaí alerta sobre incidência de escorpião amarelo

 









A melhor forma de afastar a possibilidade de acidentes com escorpiões é evitar que se proliferem nas residências e áreas urbanas. A Secretaria de Saúde de São João do Ivaí informou que foram encontrados escorpiões do tipo amarelo no município, e que a população deve ficar em alerta.

Recentemente, uma moradora encontrou um exemplar do animal ao lado da piscina da casa onde reside, na Rua Duílio Bernini, no centro da cidade. Segundo a secretária de Saúde, Adriana Ceron de Almeida, após a Vigilância Sanitária receber a informação sobre a presença da espécie, foi realizada visita domiciliar e a vizinhança passou por inspeção.

As principais medidas de prevenção são organizar o quintal e mantê-lo limpo, remover entulhos e sobras de construção, e fechar frestas, colocando telas nos ralos e nas janelas. Outras recomendações são usar sacos de areia nos vãos das portas e não deixar expostos resíduos orgânicos, já que atraem baratas, um dos alimentos para os escorpiões.

O enfermeiro chefe do setor de epidemiologia, Gilberto Dellai Filho, explica que “se o homem é capaz de produzir um ambiente favorável para o escorpião dentro de seu ambiente domiciliar, ele também é capaz de alterar esse ambiente, não deixando-o mais favorável”.

Os agentes de saúde e endemias do município estiveram realizando inspeção e limpeza de terrenos no bairro onde o escorpião foi encontrado, e novos animais foram localizados pelas equipes. “Isto demonstra que o animal está se alastrando e precisamos que todos tomem muito cuidado para não sofrer acidentes”, disse Adriana.

INFESTAÇÃO - No caso desta espécie, há dois fatores que contribuem para uma infestação. Trata-se de um animal com grande capacidade de adaptação aos ambientes alterados pelo homem, em especial o ambiente urbano. Isso favorece para que ele se reproduza de forma mais eficaz.

Além disso, o escorpião amarelo não precisa de um casal de animais para se reproduzir, bastando uma fêmea para gerar filhotes (reprodução por partenogênese).

CAPTURA - Caso seja encontrado um escorpião em uma residência, ele deve ser capturado ou abatido. É preciso tomar muito cuidado ao capturar um escorpião vivo, pois ele pode se movimentar rapidamente durante uma fuga e se esconder. O ideal é empurrá-lo para dentro de um pote, que será fechado com tampa. Em seguida, este escorpião deve ser levado à Secretaria Estadual de Saúde para identificação. Assim será possível avaliar o risco que aquele animal representa para a saúde e tomar as providências para reduzir sua ocorrência.

 

PICADA - Em caso de uma picada, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima o mais rápido possível, principalmente em caso de crianças, para que os danos causados pelo envenenamento sejam minimizados pelo tratamento. O soro antipeçonhento é disponibilizado apenas na Rede SUS, porém, está em falta.

A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Podem surgir suor excessivo, agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros sintomas mais graves.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

PREFEITURA DE SÃO PEDRO DO IVAÍ

PREFEITURA DE SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA