Fotos: Gabriel Felipe (GF) para o Canal HP |
O dia da Independência do Brasil (07 de setembro) foi marcado esse ano por diversas manifestações pelo país, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Em São João do Ivaí, manifestantes se concentraram às margens da PR-082, no pátio da C.Vale, na entrada da cidade.
A maioria dos manifestantes eram agricultores, empresários e simpatizantes do governo. Mesmo a organização dizendo que não havia cunho político, grande parte dos manifestantes vestiam camisetas e bonés pró-Bolsonaro, e as pautas que foram defendidas são as mesmas que o presidente vem colocando em debate, como o pedido de eleições com voto impresso auditável e o desmanche da corte do Supremo Tribunal Federal (STF), para que os juízes/ministros passem a serem selecionados em concurso e não mais por indicação partidária.
O tratoraço contou com cerca de 60 tratores, caminhões e outras máquinas agrícolas e foi seguida pela carreata com cerca de 70 veículos. Os manifestantes fizeram percurso pela extensão da Avenida Curitiba, Avenida São João e Avenida Itaipu, retornando ao ponto de partida, onde o ato foi encerrado e todos se dispersaram.
Representantes políticos do município se juntaram às manifestações, como o vice prefeito, Danilo Parpinelli, o vereador Maicon Rossi e a vereadora Olívia Fróis. Em quase todos os veículos era possível ver bandeiras do Brasil e enfeites com as cores da mesma.
Cerca de 500 pessoas participaram das manifestações em São João do Ivaí.
ATO PELAS FAMÍLIAS
Edson Bezerra Guedes Junior, um dos organizadores da manifestação, disse em entrevista ao repórter Herithon Paulista que o ato foi em defesa das famílias e da liberdade, sem viés político. Veja: