O novo modelo de pedágio será
adotado pelos próximos 30 anos. As rodovias vão a leilão, pela menor tarifa,
com valores máximos que variam de 19% a 66% menores que os atuais. As propostas
das empresas concorrentes devem apresentar ainda desconto sobre esses preços.
De acordo com o projeto, a
nova concessão permite um degrau tarifário, que prevê um acréscimo de até 40%
no valor do pedágio após a conclusão das obras de duplicação previstas no
programa de concessão. Ou seja, rodovias duplicadas ficarão mais caras.
Ao todo, serão leiloados pouco
mais 3,3 mil quilômetros, que somam R$ 377,14 em pedágio no total, ou seja, R$
0,11 por quilômetro. São 42 praças divididas em seis lotes, quinze a mais do
que existe atualmente.
O pedágio de São José dos
Pinhais, na BR-277, que liga Curitiba ao Litoral, terá o valor inicial de
leilão em R$ 14,33, podendo saltar para R$ 15,20 após as obras. O preço é 38%
menor que os R$ 23,30 praticados hoje.
A praça de Jataizinho, no
norte do estado, que tem o maior pedágio do Paraná, terá uma redução de 63%. O
preço praticado por lá é de R$ 26,40 e vai para leilão com valor inicial de R$
9,86.
Cinco pedágios podem ter valor
maior dos que os cobrados atualmente, após o degrau tarifário: Ortigueira,
Imbaú, Tibagi, Witmarsum e Mandaguari. (Informações Banda B)