O novo projeto de concessão de
rodovias no Paraná, que seguiu para avaliação do Tribunal de Contas da União
(TCU) nesta quinta-feira (11), terá algumas políticas de descontos. Uma delas é
para usuários frequentes da rodovia e outro valor diferenciado quando se trata
de pista simples ou duplicada.
Os usuários frequentes, diz o
projeto, são aqueles que geralmente transitam entre um município e outro
próximo. Em geral, são casos de pessoas que moram numa cidade e trabalham na
cidade vizinha. O projeto não cita exatamente qual o valor do desconto, mas
garante que estes usuários vão ter benefícios.
Há também desconto conforme o
tipo de pista que o motorista estiver transitando. Se ela for pista dupla, a
tarifa poderá ser cobrada “cheia”. Se for pista simples, a concessionária
deverá reduzir o valor cobrado. Mas se a concessionária duplicar a rodovia –
são previstos 1.755,8 quilômetros de duplicações – ela poderá cobrar o valor
integral. Haverá gratuidade, em todas as praças de pedágio, para motocicletas,
motonetas, triciclos e bicicletas moto.
Usuários que optarem também
por utilizar sistemas automáticos de pagamento (operados hoje em dia, por
exemplo, por empresas como Sem Parar, Conect Car, C6, etc.) também terão 5% de
desconto nas cancelas, em qualquer praça da concessão, independente da
categoria veicular e quantidade de viagens realizadas. (Informações RIC Mais)