O fenômeno ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Assim, a Terra cobre totalmente o disco da Lua. De acordo com o professor e astrônomo amador Maico Zorzan, este será o único eclipse lunar total deste ano. Aliás, o próximo acontecerá apenas em 2025.
“Ele será um eclipse lunar total, que é quando a sombra da Terra irá encobrir toda a Lua. Um evento que poderá ser visto em toda a América do Sul, e que em todo o Brasil será possível ver ele na sua totalidade. O próximo eclipse lunar total que teremos – caso esteja chovendo ou nublado, que são as únicas condições que impedem de ver esse evento na nossa região – será em março de 2025”, destaca. “O eclipse lunar não é raro, mas ele não é sempre vistos do mesmo lugar. Precisamos das condição necessárias para ele ser visível para a nossa região”, acrescenta.
Como observar
E para observar o fenômeno é bem simples: basta olhar para a Lua. “Só olhar para a Lua. Não precisa de nenhum equipamento. Se tiver binóculo ou telescópio ajuda, mas a olho nu consegue ver bem”, diz Zorzan. O eclipse deve começar a partir das 23h deste domingo, dia 15, e deve terminar na madrugada de segunda-feira.
Também é possível observar o fenômeno de forma remota: o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, vai transmitir o eclipse total da Lua ao vivo no YouTube. A transmissão está prevista para começar a partir das 23h15 deste domingo (assista aqui).