Na manhã desta segunda, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou algumas das áreas mais atingidas pelos temporais. "Não conseguimos avançar. Tentei pousar também, mas a recomendação dos pilotos era de que, tendo em vista a inconsistência do solo, poderíamos ter um incidente. Então resolvemos não pousar", disse em entrevista coletiva.
O governo federal anunciou que antecipará parcelas sem incidência de juros a inscritos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a todos os afetados pela catástrofe natural. O governo de Pernambuco disse que liberou R$ 100 milhões para os municípios atingidos pelas chuvas.
Nesta segunda, a prefeitura do Recife anunciou o cancelamento das festas de São João na cidade. Com isso, de acordo com o prefeito João Campos, o município irá redirecionar R$ 15 milhões em recursos para ajuda às vítimas das chuvas.
Mais chuvas
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), a capital pernambucana deve enfrentar mais chuvas ao longo dessa semana. O sistema aponta que nove municípios da região metropolitana do Recife estão com risco alto para chuvas e deslizamentos.
Segundo o Climatempo, somente entre sexta (27/5) e domingo (29/5), choveu 312 mm, o equivalente à média de todo o mês na capital.
Como ajudar?
Doações podem ser feitas na prefeitura do Recife, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Central Única das Favelas (CUFA) de Pernambuco, que também aceita doações por PIX, por meio da chave 35.433.107/0001-08 (CNPJ), para R.Favela Produções, ou Banco NU Pagamentos (260) - Agencia 0001 - Conta 56883499-8.