A formação de um círculo em torno do sol chamou a atenção na manhã desta quinta-feira (29), em São João do Ivaí e região. Diversas fotos e vídeos da “bola” gigante no céu tomaram conta das redes sociais.
Apesar de chamar muita atenção e despertar a curiosidade, o professor e astrônomo amador Maico Zorzan explica que o fenômeno é natural e não tão raro, geralmente acontece após dias chuvosos.
O fenômeno é chamado de Halo Solar e segundo o professor Zorzan, ele se dá por um processo semelhante ao da formação do arco-íris.
“Eles ocorrem porque na alta atmosfera temos a presença de pequenos cristais de gelo na fina pluma de nuvens. Esses pequenos cristais agem como um prisma, decompondo a luz do Sol, o que faz com que possamos observar essa forma de círculo ao redor do Sol. É um processo parecido com o que ocorre com o arco íris, só no caso do arco íris são gotículas de água que causam o efeito, e no caso do galo, são minúsculos cristais de gelo”.
O halo é um fenômeno físico que ocorre quando existe a difração da luz por pequenos cristais de gelo presentes na atmosfera. A difração é quando a luz branca é decomposta em um espectro de cores.
O mais comum é o arco-íris, em que as gotículas de água agem como um prisma. No caso do halo, quem faz o papel de prisma são os cristais de gelo.
Informações do GMC Online