Uma jovem da Dinamarca utilizou seu perfil do TikTok para relatar que contraiu uma doença após beijar pela primeira vez em um ano. Ela divulgou um vídeo onde é possível notar erupções severas causadas pelo vírus HSV-1, responsável pela herpes simples.
Por meio da plataforma social, ela exibiu as feridas causadas pela doença infecciosa que deixaram a região da boca lesionada. Até o momento, a publicação rendeu mais de 9 milhões de visualizações e inúmeros comentários.
“Quando o primeiro cara que você beija em um ano te dá herpes”, escreveu a jovem na descrição das imagens. Ela também disse, nos comentários, que a pessoa que ela beijou não sabiam que estava contaminada.
Além da herpes, a dinamarquesa também desenvolveu urticária devido a um medicamento utilizado para combater a condição e relatou ter ficado com a garganta inflamada. “Parece que a vida amorosa não é para mim”, ela comentou, na rede social.
O que é herpes simples e quais são os sintomas?
A infecção é causada pelo vírus Herpes simplex, e o contato com ele geralmente ocorre ainda na infância, sem manifestar sintomas. “O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa, até que venha a ser reativado”, afirma a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A herpes pode causar infecções recorrentes na pele, na cavidade oral, nos lábios, órgãos genitais e até mesmo nos olhos.
De acordo com os dermatologistas da SBD, a reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores, como a exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções. Isso acontece devido à diminuição da resistência do sistema imune, que defende o organismo. Enquanto algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar herpes, outras nunca manifestam sintomas, mesmo em contato direto com o agente causador.
As feridas causadas pelo vírus da herpes são avermelhadas e dolorosas — apesar de afetarem principalmente a região dos lábios e órgãos genitais, podem surgir em qualquer parte do corpo. O diagnóstico só pode ser confirmado clinicamente, tendo como um dos principais exames a análise laboratorial.
O tratamento para a doença inclui terapia antiviral, e deve ser iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas. Apesar de ser uma doença leve e facilmente tratável, pacientes com infecção por HIV podem desenvolver complicações como inflamação do esôfago, úlcera perianal, pneumonia, encefalites e meningites.