ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Exposição de vídeos dos corpos de vítimas revolta famílias em São João do Ivaí



São João do Ivaí viveu um grande luto nos últimos dias, devido ao trágico acidente ocorrido na rodovia PR-082, trecho entre o posto da polícia rodoviária e a cidade de São João do Ivaí, que resultou na morte de três pessoas, sendo duas de São João do Ivaí (Cláudio Ribeiro Benetão e Marcos Roberto de Brito). 


Nesse momento de luto, os familiares foram surpreendidos com vídeos e fotos em que aparecem os cadáveres das vítimas, em um completo desrespeito para com os falecidos e suas famílias.


O que poucas pessoas sabem é que o ato de filmar, tirar fotos e/ou divulgar imagens que causem exposição das vítimas, é classificado como crime pelo código penal, como comenta o advogado Jeferson Adoni, do escritório Yagui advocacia. 


“O artigo 212 do Código Penal traz o crime de vilipêndio a cadáver, com pena de 1 a 3 anos, que basicamente se trata do desrespeito aos mortos, e pode ser consumado de várias maneiras, entre elas, na divulgação de imagens e vídeos expondo vítimas de acidente, como no caso. Se o responsável for identificado, a família pode entrar com ação”, comenta. 


Um caso semelhante e que causou grande repercussão, foi a filmagem do corpo do cantor sertanejo Cristiano Araújo, registrada enquanto o corpo era preparado para o velório. Após apuração do crime pela polícia, três pessoas foram condenadas pelo delito.


“Por fim, pior que a consumação do delito, é o desrespeito para com a família, que em um momento difícil, um momento em que se está vivenciando o luto, são surpreendidas com essas imagens dos entes queridos circulando pela cidade”, finalizou o advogado. 



O Canal HP fez esta matéria após várias pessoas comentarem sobre a falta de respeito e se não teria punição para quem compartilha os materiais com a exposição dos cadáveres. O culpado não é somente quem fez as imagens, mas também todas as pessoas que receberam e amplificaram o conteúdo. É preciso se colocar no lugar dos familiares e entender que este tipo de exposição demonstra apenas falta de humanidade e compaixão com aqueles que sofrem. 


Os dois são-joanenses que morreram na tragédia devem ser lembrados pelas pessoas maravilhosas que foram e não pelas imagens terríveis que foram expostas em grupos de WhatsApp. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA