Uma Irara, animal considerado extremamente raro, foi flagrada por uma câmera 'trap' (armadilha em português) nas proximidades do Monte Sinai, localizado na zona rural de Mauá da Serra, nesta quarta-feira (9). O equipamento pertence ao biólogo Fernando Felipe Rodrigues, de Apucarana, norte do Paraná, que explica mais sobre o bicho.
"Eu nunca vi uma irara preta e branca. O animal bicolor é extremamente raro. Geralmente, encontramos a irara somente de uma cor e desta vez, tivemos a sorte de registrar essa raridade. A eira barbara é um mamífero mustelídeo, da família mustelidae, esguio e comprido", esclarece o biólogo.
Foto capturada em Mauá da Serra |
O local exato onde a câmera do biólogo fica localizada, por segurança, não pode ser informado. "Temos alguns equipamentos espalhados pela zona rural para captar animais e momentos como esse", explica.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
A irara (Eira barbara) é um mamífero mustelídeo (Família Mustelidae), esguio e comprido. Classificada inicialmente como Tayra barbara (Linneau, 1758), ficou conhecida no idioma inglês por tayra. Seu nome (irara) provém etimologicamente do tupi-guarani, sendo uma junção de: yra (de eira), mel e uara (ara, por guara), fazendo referência a um “comedor de mel”, em tradução direta, sendo também conhecida como papa-mel.
Seu comprimento pode atingir 60 cm, sem contar a longa e espessa cauda, que pode chegar a dois terços do comprimento do corpo. Além disso, a irara possui um leve curvamento no dorso, como uma sutil corcunda, orelhas pequenas e arredondadas, e fortes garras adaptadas à escalada e corrida. Possui pelagem curta de cor marrom escura ou preta no dorso, pernas, pés e cauda; enquanto que sua cabeça pode ser mais clara (em tons de bege), marrom acinzentada, ou escura, similar ao restante do corpo; podendo ainda apresentar manchas mais claras na região ventral do pescoço.
Alimentação
Sob as árvores, sai em busca de uma diversidade de itens alimentares que incluem frutas, mel e pequenos invertebrados presentes nas árvores e no ambiente em geral. Nas matas, também caça pequenos roedores, sendo a irara, portanto, considerada um animal onívoro oportunista.
Hábitos
Iraras têm excelente olfato e é este sentido o que lhes permite encontrar suas presas com exímia precisão.
Habitat
Seu habitat original são as florestas tropicais, matas ciliares e de galeria, embora habite também matas secundárias, fragmentos de matas e vegetações arbustivas em geral, onde encontre água, alimento e refúgio. Em ambientes transformados, a irara pode visitar alguns pomares e plantações. Quanto ao seu percurso diário, dados apontam para um deslocamento de 2 a 8 km diários.
Fonte: Animal Business