A comarca de São João do Ivaí tem novo promotor. Edson Ricardo Scolari Filho, de 32 anos, assumiu como agente do Ministério Público local no começo no mês de novembro. Dr. Edson veio da comarca de Pontal do Paraná, no litoral do estado, mas também já atuou na comarca de Goioerê.
O jornalista Herithon Paulista conversou com o promotor na manhã dessa terça-feira (22), no gabinete do Ministério Público, no Fórum Civil. Ele comentou como será sua linha de atuação na comarca.
“Como representante do ministério público, vamos procurar trabalhar em prol dos direitos da população, conforme nossas atribuições constitucionais. Conseguimos diagnosticar que a comarca possui diversos desafios que vão exigir uma atuação eficaz”, disse.
Dr. Edson comenta que vai respeitar as separações de poderes e as deferências dos poderes executivo e legislativo, manter o diálogo com todos e que já fez reuniões com as polícias, conselho tutelar e diretoria da Casa Lar, avaliando está última como uma instituição bem estruturada e com boa prestação de serviços à população.
“Um dos meus princípios de atuação sempre foi a proximidade com a população. Eu sou um promotor, que como o Dr. Carlos, gosto de fazer diligências, estar nos locais dos fatos e daremos sequência nisso. Por isso que fizemos essa reorganização do atendimento ao público na comarca. Vamos priorizar o atendimento virtual à distância para ganhar eficiência, mas de forma alguma negaremos atendimentos pessoais e de emergência a quem precise”, afirma.
Sobre seu novo domicílio, o promotor considera São João do Ivaí uma cidade maravilhosa, que tem lhe acolhido muito bem, com uma população educada, sensível e receptiva. “Podem contar com o ministério público para ajudar nas soluções dos seus problemas”.
Com relação às manifestações políticas partidárias, Dr. Edson declarou que o Ministério Público não tem partido político e a pauta mestra é a defesa e a garantia da constituição, que incluiu tanto o regime democrático quanto a liberdade de expressão e manifestação. “Nossa função é garantir direitos, não importa o partido, gênero, crença ou cor”, finalizou.
O Canal HP também quis saber sobre a relação do representante do MP com o representante do judiciário, o Dr. Malcon Jackson Cummings. “Um alinhamento positivo com o agente público da justiça e todos imbuídos em dar o máximo a comarca no que se refere ao trabalho e boa atuação”, pontuou Dr. Edson.