Um clima de medo e tensão se instalou no Vale do Ivaí após o registro de uma tentativa de sequestro de criança, ocorrido na véspera de natal, em Jardim Alegre.
Segundo o boletim, compareceu ao destacamento de polícia uma mulher que passou a relatar que no dia 24/12/2022, sua filha de 5 anos de idade, passou o dia na casa do avô, que entre 10:00 (dez horas) e 10:40 (dez horas e quarenta minutos), seu avô entrou rapidamente para a residência e a menor ficou em um balanço no quintal, que ao retornar já foi possível ver uma mulher loira de braços estendidos para a menina, na intenção de pegá-la.
O avô contou que havia na frente da casa uma camionete, cabine dupla na cor preta com a porta aberta, que o condutor, um homem com várias correntes no pescoço, ao perceber a presença do idoso gritou para a mulher entrar na camionete, onde arrancaram rapidamente com o veículo, tomando rumo ignorado.
Após este fato, várias mensagens circulam nas redes sociais, criando alertas para redobrar os cuidados com crianças. Na quinta-feira (29), informaram que uma caminhonete preta foi vista em Lunardelli, e os ocupantes seriam um homem e uma mulher com as mesmas características repassadas pela denunciante em Jardim Alegre.
O jornalista Herithon Paulista recebeu inúmeras mensagens de moradores de São João do Ivaí, uns perguntando se era verídico a suspeita e outros afirmando que viram a caminhonete e o casal suspeito na cidade.
No final da noite, chega a mensagem de uma adolescente de 14 anos, relatando que é babá e que quase foi abordada por um casal, que estava circulando com uma caminhonete preta pelo Residencial Caleffi I.
Ela encaminhou o seguinte relato:
“Hoje [quinta-feira, 29], por volta das 19h30, no Residencial Caleffi 1, chegando na casa da minha tia com meu primo de 4 anos, eu vi uma caminhonete vindo ao meu encontro, reduziu a velocidade e eu ouvi uma moça falando "olha uma menininha e um menininho ali" fiquei com medo e já percebi a situação. Peguei meu primo pelo braço e corri o mais rápido possível pra dentro do portão, nisso o homem falou "ela vai entrar na casa, ela vai entrar na casa" aí eu abri o portão, coloquei meu primo pra dentro e eles aceleraram a caminhonete. Fechei o portão, nem sei como, porque estava tremendo muito”, disse a adolescente.
Um boletim de ocorrências foi registrado. A polícia conseguiu informações sobre a placa da caminhonete e alerta que qualquer suspeita, a população deve acionar a polícia através do 190.