O Canal HP foi chamado para conhecer a história do senhor Alfredo Rodrigues, que mora em uma tuia com menos de 3 metros quadrados, que fica na Vila Rural de Godoy Moreira.
Dentro de sua “casa” ele divide espaço com uma cama, uma TV, uma geladeira, uma mesinha e um fogão. Existe um degrau de quase um metro de altura para entrar na tuia e quando seu Alfredo precisa fazer as necessidades fisiológicas, a opção de dia é ir ao banheiro na casa de sua irmã que fica ao lado. A noite, ele precisa fazer no meio do mato.
Ele não é aposentado e ficou com sequelas após sofrer um AVC. A única renda vem do Auxílio Brasil. Diante da situação difícil que seu Alfredo vive, sem qualquer conforto e segurança, a reportagem foi chamada pelo prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, e pelo presidente da Câmara, Du da Vila, para fazer uma mobilização e ajudar a contornar a situação.
Segundo o prefeito, o poder público, através da secretaria de Assistência Social, vem acompanhando o caso e mexendo com a parte burocrática para dar apoio ao seu Alfredo. Ele recebe cesta básica regularmente e foi oferecido o Aluguel Social para que o senhor more em uma casa digna até que sua nova morada seja construída, porém, ele se nega a sair do local, alegando que não tem condições de saúde para morar longe de familiares, que podem lhe socorrer em alguma eventualidade.
“Fizemos o projeto para construir uma casinha para o seu Alfredo, mas a prefeitura não pode fazer sem os trâmites jurídicos necessários, pois se trata de dinheiro público. Estamos trabalhando nisso, mas enquanto não conseguimos liberar o recurso de forma legal, resolvemos abrir uma campanha para começar a obra com doações”, comenta o prefeito, que anunciou a primeira doação de 1000 de tijolos.
“Vamos disponibilizar um PIX para que as pessoas mandem suas doações e quem mora em Godoy Moreira também pode entrar em contato com as empresas locais e fazer sua compra direta para doação”, explicou Du da Vila.
Primis destaca que a intenção não é política, mas sim de dar mais dignidade para um ser humano. “Ele vive em condições precárias e estamos nos colocando no lugar dele. Se cada um der um pouco ou colaborar com mão de obra, vamos mudar a vida do seu Alfredo mais rapidamente. Como disse, a parte que cabe a prefeitura estamos fazendo, mas existe demora e burocracia. Não queremos deixar ele esperar mais ainda nesta situação. Vamos nos unir para mudar a vida de um cidadão”.
A casa da irmã de Alfredo fica ao lado, onde mora a idosa, uma filha e o neto. O espaço é pequeno demais, não conseguindo acomodar seu Alfredo.
CLIQUE ABAIXO E VEJA O VÍDEO:
Para as pessoas fazerem suas doações, foi disponibilizado um PIX pelo Sicredi, em nome do senhor Alfredo. Chave Pix CPF: 03303557918
Alfredo Rodrigues
Banco: Sicredi