Duas crianças foram encontradas sozinhas dentro de uma casa no Bairro Belo Monte, em Umuarama. Assim que a equipe da PM chegou à residência, encontrou um menino de sete anos e uma menina com autismo, de 13 anos, sozinhos. O menino disse que a mãe teria ido à igreja. O tenente Hélio Carvalho Martins Filho, conta que os vizinhos disseram que isso acontecia com frequência.
“No momento da ocorrência foi obtido contato com essa mãe, ela chegou até o local, e aí foi perguntado à ela sobre a situação e ela informou que realmente estava na igreja e havia deixado as crianças sozinhas. Ainda, outras testemunhas, vizinhos, relataram que é normal essa mãe deixar os meninos naquela situação e por esse motivo foi dado voz de prisão para essa mulher por abandono de incapaz.”
O que impressiona, de acordo com o relato do tenente, são as condições encontradas dentro da casa. Sujeira e lixo jogados por todos os cômodos. Ele descreve o local como insalubre para um ser humano viver.
“É importante salientar que a residência estava em estado deplorável, completamente insalubre pra qualquer ser humano […] muito lixo espalhado pela casa, vários mosquitos e larvas em cima da pia, dentro do banheiro, fezes espalhadas pelo banheiro. Muito lixo espalhado nos quartos, inclusive na cama onde as crianças dormem. Uma casa bem insalubre para qualquer tipo de habitação humana“, disse o oficial da PM.
As crianças dormiram na casa de familiares em Cafezal do Sul e foram levadas ao Conselho Tutelar. A mulher foi presa e encaminhada à 7ª Subdivisão de Polícia Civil de Umuarama.
Informações do GMC On-line