Recentemente, o atual presidente da APAE de São João do Ivaí, Normando Lombardi, foi entrevistado no programa Vale do Ivaí Conectado - Especial Histórias, pelo jornalista Herithon Paulista. O programa vai ao ar aos sábados, às 10h00, pelo Facebook e YouTube do Canal HP.
Na oportunidade, Lombardi comentou sobre sua chegada em São João do Ivaí na década de 1960, que se deu na companhia de seus pais e irmãos. A família Lombardi chegou quando São João ainda não era cidade e tudo o que mais tinha era mata virgem.
“Chegamos para abrir terra na região de Ubaúna. Meu pai construiu uma casinha na localidade de Quebra Pau, que hoje não existe mais. Lá era tomado de mata e tinha apenas uma venda, que ficou muito conhecida, onde posteriormente o proprietário dessa venda deixou a gente construir um campo de futebol na frente”, contou Lombardi.
Dentre as memórias, o entrevistado lembrou que o nome da localidade teve origem em brigas que resultaram até em mortes no lugarejo. “Tinha uma fama ruim, porque acontecia as coisas por lá, mas na maioria das vezes era gente de outras localidades que se envolvia. O povo que morava no Quebra Pau era muito bacana e feliz. Bons tempos”, relembra.
Normando destaca que a fama do Quebra Pau também veio com o esporte. “Tínhamos um time muito bom que ficou afamado por toda a região. Colecionamos muitas vitórias, amigos e boas histórias. Os mais antigos vão se lembrar do time do Quebra Pau”, garante Lombardi.
Ele compartilhou uma foto da equipe que brilhou nos anos 1960 e 1970. Em pé (direita para esquerda): goleiro Baiano, Zezão Nardi, Rubens, Zé Lindolfo e Dito Ceron. Agachados (direita para esquerda) Elizeu Cochi, Cláudio, Normando, Zé; Baixinho e Genésio Ceron.
Normando hoje está aposentado e vive com sua esposa em São João do Ivaí. Ele já foi presidente/fundador da Feira Livre Noturna e presidente do Rotary Club.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA: