A helicóptero do Samu foi acionado na manhã dessa quarta-feira (22), para transferir uma vítima de infarto. O estado do paciente é grave. A reportagem esteve no Estádio Municipal para acompanhar a transferência.
Segundo familiares, Gabriel da Silva Araújo, de 60 anos, passou mal em casa, por volta das 06h00, se queixando de dores no peito e ânsia de vômito. A esposa e o filho levaram ele até o Hospital Municipal, onde foi atendido pelo Dr. Ezio e equipe.
“Fizemos a medicação e o exame de eletrocardiograma, e estava normal. Repetimos o exame depois de 30 minutos e foi constatado que ele sofreu um infarto no miocárdio”, conta o médico, que acionou a equipe do Samu de São João do Ivaí para dar apoio. O enfermeiro Patrick também acompanhou todo o procedimento de transferência.
O paciente foi estabilizado e medicado para o deslocamento até o Estádio Municipal, onde o helicóptero desceu. Gabriel chegou a ser colocado na aeronave, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória, precisando ser reanimado pelas equipes.
O paciente foi retirado do helicóptero, retornando para a ambulância, onde os profissionais ficaram por cerca de 30 minutos buscando a estabilização. “Conseguimos a estabilização para finalmente fazer a transferência para o hospital de Arapongas”, completa Dr. Ezio.
CLIQUE PARA VER O VÍDEO: