Atenção proprietários de terrenos em São João do Ivaí. A prefeitura passará a fiscalizar a limpeza dos lotes e notificar quem não cumprir com a limpeza dos mesmos. A equipe da secretaria de Saúde encaminhou um relatório para a Câmara de Vereadores, pedindo que uma lei fosse elaborado no sentido de fiscalizar e punir quem não limpar terrenos no perímetro urbano da cidade e distritos.
Este relatório mostrou que o acúmulo de mato em terrenos tem propiciado a maior incidência de dengue, além do surgimento de cobras, aranhas, escorpião, ratos e outros animais. O relatório também indica que a falta de comprometimento dos proprietários de terrenos tem comprometido não somente a estética da cidade, mas a saúde pública.
Com o relatório em mãos, o presidente da Câmara, Maicon César Rossi, apurou junto com o setor jurídico que existe uma lei na cidade que foi criada no passado, mas que os efeitos ainda não teriam sido colocados em prática. “A lei existe e rege que a prefeitura pode notificar o proprietário estipulando prazo de 15 dias para a limpeza. Caso a notificação não seja cumprida, a prefeitura está autorizada a realizar a limpeza e cobrar o serviço do infrator”, destaca o presidente.
Maicon procurou a prefeita, Carla Emerenciano, para discutirem o relatório sanitário e as medidas a serem tomadas. A prefeita disse que fará cumprir a lei, porque reconhece que os esforços da prefeitura para a limpeza da cidade acabam sendo minimizados com a falta de cooperação de algum moradores.
“Não adianta ter uma equipe eficiente limpando a cidade e os distritos, se tem gente que não se responsabiliza nem pelo o que possui. Os terrenos baldios é responsabilidade de seus donos e fazer a limpeza é ter compromissos com a cidade onde habita e respeito pelos vizinhos. Já pedi que nossa equipe faça um levantamento dos terrenos que estão sujos e vamos iniciar as notificações. Fazer o serviço particular saíra mais barato do que deixar a prefeitura fazer e multar depois”, avisa a prefeita.
Para que a lei seja eficaz, os moradores são convidados a denunciar os terrenos que estão sujos à prefeitura para que as providências sejam tomadas.