O conselheiro tutelar de São João do Ivaí, Osni Adriano, conhecido popularmente como Osni “Negão”, foi vítima de racismo durante um campeonato de futebol realizado em Marumbi.
Osni é técnico da equipe de São João, que disputava o jogo válido pelo Torneio de Verão contra a equipe Santa Maria, de Jandaia do Sul. Em determinado momento da partida, um torcedor da equipe adversário começou a hostilizar Osni e fazer ameaças de morte.
A vítima é bastante conhecida em São João do Ivaí, principalmente pelo apelido de “Negão”, o qual ele sempre frisou que não aceita o apelido na esportiva. Porém, no episódio acontecido em Marumbi, ele foi vítima de ódio e intolerância.
O árbitro do jogo identificou o acusado e após isso a vítima foi até a delegacia de Jandaia do Sul para representar criminalmente. Vale destacar que o racismo tem sido presente no meio esportivo, tendo como principal personagem e vítima o jogador Vinícius Júnior.
A prefeita de São João do Ivaí emitiu uma nota de repúdio sobre a ocorrência de racismo. A prefeita Carla Emerenciano enfatiza que repudia qualquer tipo de preconceito e violência. “Damos apoio ao Osni e a qualquer vítima que seja. Levaremos o tema racismo para ser trabalho com mais intensidade com as nossas crianças e também incluiremos a pauta para que a AMUVI, que é a associação dos municípios do Vale do Ivaí, possa encabeçar uma campanha”, afirma a prefeita.