A Polícia Militar Ambiental - Força Verde, multou um agricultor em R$ 28 mil, em Marumbi, no Vale do Ivaí, por desmatar uma área de vegetação nativa.
Através do atendimento de alertas do sistema MapBiomas a equipe da polícia ambiental esteve na propriedade e verificou através de cruzamentos de informações que onde deveria ter vegetação nativa, estava coberta com culturas agrícolas e solo desprovido de vegetação.
O Subtenente Cavazzani, da Polícia Ambiental de Apucarana, destaca que a PM Ambiental utiliza sistema de monitoramento de Fiscalização do desmatamento. O MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento com imagens de alta resolução, recolhendo e organizando informações sobre autorizações de desmatamento, autuações e embargos emitidos pelos órgãos ambientais.
“Através destes alertas emitidos pelo sistema MapBiomas, os Policiais Ambientais verificam in loco as informações, por meio das ações de fiscalização ambiental, reprimindo e prevenindo crimes e outras condutas lesivas ao meio ambiente, gerando a aplicação de multas, apreensões, embargos, interdições, entre outras medidas dos órgãos competentes, evitando futuras infrações ambientais”, explicou o comandante.