ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


terça-feira, 18 de abril de 2023

Prefeita de São João do Ivaí explica motivo da paralisação da obra do portal



A obra do portal de entrada da cidade de São João do Ivaí, na PR-082, no sentido de quem chega de Lunardelli, está parado, e a população questiona o motivo do projeto não acabar, comparando que em outros municípios tem portais concluídos.

A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano, foi procurada pelo Canal HP para esclarecer sobre a paralisação e fez questão de explicar o que ocorreu. 


Segundo a prefeita, o portal era um convênio do Governo Federal e quando ela assumiu a prefeitura, a empresa licitada na gestão anterior tinha realizado a primeira etapa do projeto, porém, abandonou a obra logo em seguida. 


“Quando assumimos a prefeitura, avaliamos o motivo da obra estar parada e constatamos que o contrato da empresa tinha vencido e já tinha sido aditivado duas vezes. Em conversa com a equipe, decidimos por não fazer um novo aditivo, porque a empresa não cumpriu os prazos”, explica. 


Carla completa que após o encerramento do contrato, a prefeitura devolveu o recurso ao Governo Federal, visto que a empresa não tinha cumprido os prazos. “Fizemos um novo projeto logo na sequência para construir o portal com recursos próprios, utilizando apenas a base de concreto que tinha sido feita pela empresa anterior. Renovamos o contrato com o DER para construir o portal no mesmo local autorizado inicialmente e o órgão acompanhou todo o processo”, ressalta a prefeita. 

Uma nova empresa foi licitada para dar andamento a obra, sendo a mesma empreiteira que construiu os portais de São Pedro do Ivaí e Lunardelli. Todavia, após realizar a primeira etapa da construção, o DER embargou a continuidade do projeto, alegando que existe uma lei no estado do Paraná, válida desde 2015, que impede a construção de portais com obstáculos transversais (coluna elevada fixada na horizontal, cruzando de um lado para o outro da pista). 


“Quem estava acompanhando nossa obra era o DER de Apucarana e Londrina, e quando embargaram a obra, os técnicos da região disseram que o projeto seria acompanhado pela sede em Curitiba. Acreditamos que houve uma força política para paralisar a obra e evitar a sua conclusão. Porém, questionamos o motivo de embargar uma obra que foi autorizada em dois municípios vizinhos com as mesmas características. Percebemos que não houve uma explicação técnica e nos pediram 30 dias para dar a resposta sobre a liberação”, detalhou a prefeita. 


“Já se passou 30 dias e eles nos informaram que era preciso apenas alterar um descritivo no projeto e nossa equipe de engenharia já alterou, encaminhando novamente ao DER. Agora tem mais 30 dias de prazo. Se a obra não for liberada, faremos uma denúncia ao MP e órgãos competentes, entregando documentos e fotos que comprovem a perseguição contra o município de São João do Ivaí”, completou a gestora.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA