Pegou fogo a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (19). O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), e o deputado estadual Renato Freitas (PT)protagonizaram um momento de discussão, até que a sessão foi suspensa por alguns minutos. (Assista ao vídeo abaixo)
Toda a confusão começou depois que o deputado estadual Ricardo Arruda (PL) pediu o uso da palavra e citou Renato Freitas na tribuna.
“Quando estou falando negócio de droga, não é que eu estou mentindo não, ele foi preso em flagrante com isso […] Eu não vim aqui provocar ninguém e nem queria perder tempo com esse sujeito que não merece o meu tempo. O Paraná não merece o tempo de nenhum parlamentar para falar dele. Uma pessoa improdutiva, que vive xingando, ofendendo a polícia e defendendo marginais”, disse Arruda.
Alguns deputados saíram em defesa de Freitas e pediram a parte. Na sequência, o próprio deputado petista subiu à tribuna da Alep, para rebater a fala de Arruda.
“Os debates, assim como a vida, não conduzem a uma racionalidade. Ataques rasteiros, mentiras, calúnias, infelizmente fazem parte do rol dos instrumentos e das armas daqueles que se utilizam da mentira. Fui aqui acusado de ter sido preso e de ter passagens criminais, mas lembro que para entrar aqui na Assembleia Legislativa do Paraná tive eu, assim como todos os outros, ter a ficha limpa”, contestou Freitas.
Traiano toma a palavra
Após o discurso de Freitas, Traiano tomou a palavra. O presidente da Alep disse que, apesar de respeitar a trajetória do deputado petista, discorda da forma como reage às situações. “Essa coisa da vitimização permanente me parece que é algo orquestrado, para se tornar mídia permanente em relação à sua trajetória”, afirma.
Neste momento, Freitas se revolta e começa o bate-boca.
“Questão de ordem”, diz Freitas.
“Vossa Excelência, me respeite! Estou usando da minha prerrogativa”, afirma Traiano.
“Prerrogativa pra julgar? Não cabe ao senhor, de acordo com o regimento, julgar meus atos aqui. […] Eu sou tão deputado tal qual o deputado”, retruca Freitas.
“Vossa Excelência será respeitada à altura que merece, como os demais parlamentares. Vossa Excelência tem que parar de se tornar vítima”, responde o presidente da Casa.
Sessão suspensa
Traiano emenda, com comunicado de suspensão da sessão:
“Eu suspendo a sessão, solicito ao corregedor que venha até aqui.” diz o presidente da Alep.
A sessão ficou parada por quase 10 minutos e foi retomada, com os ânimos mais acalmados.
Clique abaixo e assista ao trecho com o momento do bate-boca entre Traiano e Freitas, na sessão da Alep:
Informações: Banda B