Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na manhã deste sábado (27), no Balneário Shangri-lá, em Pontal do Paraná, no litoral (assista abaixo). O animal foi avistado por moradores que acionaram o Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR).
A baleia-jubarte fêmea estava em estágio inicial de decomposição e media cerca de 10 metros de comprimento. A prefeitura de Pontal do Paraná deslocou profissionais para fazer a remoção do animal com tratores.
Conrforme o LEC, a baleia-jubarte se distribui por todos os oceanos. É uma espécie migratória que se reproduz em climas tropicais e subtropicais e se alimenta nas águas frias em áreas temperadas e polares. Esses indivíduos chegam a percorrem distâncias de mais de 25 mil quilômetros entre áreas de alimentação e reprodução. No Brasil, a sua distribuição é registrada desde o estado do Rio Grande do Sul até o Piauí, sendo a região da Bahia a área reprodutiva com maior frequência de uso pela espécie no Atlântico Sul Ocidental.
CLIQUE ABAIXO E VEJA O VÍDEO:
Informações: Banda B