A vereadora Olívia Fróes participou na semana passada, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba, do 4º Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado do Paraná.
O encontro abordou temas como procuradoria da mulher, bancada feminina, Secretaria Estadual da Mulher e da Igualdade Racial, Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres e Dotação Orçamentária para Procuradoria da Mulher. Também houve visita a Assessoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Olívia fez questão de participar do encontro, e levou sua filha Amália, de apenas 70 dias, encantando todas as autoridades e lideranças presentes.
A vereadora é autora do Projeto de Lei que criou a Procuradoria da Mulher em São João do Ivaí. Ela destaca que a Procuradoria da Mulher é um órgão do Legislativo que atua na defesa e promoção dos direitos femininos, por meio da elaboração de políticas públicas e de campanhas de combate à violência contra a mulher e de igualdade de gênero.
A vereadora acumula a função de primeira procuradora no município e destaca que o órgão também serve como canal de acolhimento de denúncias de discriminação e violência contra a mulher. “Não lida de forma direta com os casos, mas oferece atendimento, auxílio e orientação para as vítimas, encaminhando-as de maneira segura para os órgãos competentes e cobrando soluções eficazes”, explica.
A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de São João do Ivaí tem a intenção de servir como espaço de empatia e apoio, ajudando mulheres e meninas a reivindicarem e garantirem seus direitos, colocando-as no centro das prioridades das políticas públicas locais.
“Estar neste encontro foi muito importante para a troca de experiências com municípios que já possuem há mais tempo a procuradoria, alem de absorver conhecimento para que possamos implementar em nosso município. Estou muito feliz com a oportunidade”, assinala Olívia.