Municípios da região se destacaram em novo diagnóstico das contas públicas divulgado recentemente pelo Tribunal de Contas do Paraná (ICE-PR). O levantamento traz informações sobre seis áreas: educação, saúde, assistência social, administração financeira, previdência social (municipal) e transparência.
Para chegar a um diagnóstico de cada município, o Tribunal de Contas recebeu respostas a questionários solicitados a 18.816 servidores públicos dos 399 municípios pa-ranaenses. Os questionários foram respondidos por secretários municipais, diretores e coordenadores de escolas, nutricionistas, responsáveis pela gestão de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), dentre outros.
Essas informações vão balizar agora a análise das prestações de contas dos prefeitos relativas ao ano de 2022.
No setor de Saúde, São João do Ivaí teve a terceira melhor nota entre os 26 municípios do Vale do Ivaí, com 9,16, ficando atrás apenas de Ivaiporã (9,88) e Jardim Alegre (9,45). “Estes dado vem para demonstrar que nosso município tem feitos os investimentos corretamente e tem uma das melhores saúdes da região. É um trabalho em equipe que conta com total apoio e investimento da administração municipal”, destaca a secretária municipal de Saúde, Adriana Ceron de Almeida.
São João do Ivaí ainda apresenta um dos três melhores resultados em dois setores a mais: administração financeira e transparência. Está em terceiro lugar em administração financeira, com média 4,1, atrás apenas de Ivaiporã (4,53) e Apucarana (4,05); na em segundo lugar em transparência, com média 6,58, atrás apenas de Rio Bom (8,42).
A prefeita Carla Emerenciano enaltece que estes resultados provam o compromisso da administração em fazer a gestão dos recursos com honestidade e responsabilidade. “Quando a administração é coerente e feita com lisura, é possível investir no que o município carece. Somos um município que dependente de recursos federais e estaduais, mas com muito trabalho e honestidade estamos conseguindo fazer muito com recursos próprios, tanto na cidade quanto no distrito. Este diagnóstico do Tribunal de Contas demonstra nossa seriedade com a administração pública”, frisa a prefeita.
Informações TnOnline e Canal HP