Empresários que possuem seus estabelecimentos comerciais às margens da PR-082, como também a população em geral se São João do Ivaí, estão indignados com o descaso do Governo do Estado que há anos é cobrado e ainda não instalou redutores de velocidade no trecho do parque industrial.
O jornalista Herithon Paulista esteve na manhã de segunda-feira, dia 26 de junho, fazendo a reportagem de um acidente entre duas caminhonetes, que mobilizou Samu e resgate aéreo, e vários populares vieram desabafar indignados com a situação.
“O que está acontecendo aqui é uma vergonha. Vão esperar mais quantas pessoas morrerem para tomarem alguma atitude”, disse o mecânico Juarez. “São vários acidentes que acontecem com regularidade, inclusive com mortes. Nós trabalhamos em frente está rodovia todos os dias e é comum ver motoristas trafegando em alta velocidade, ultrapassagens e frenagens”, completa o mecânico, Douglas Vasconcelos.
O Denis, proprietário da Oficina São João Batista, também conversou com o jornalista e pediu que fosse feito mais um apelo para as autoridades. “Não tem mais o que acontecer aqui para comprovar que é necessário mais segurança, com quebra molas ou radares”.
Este apelo não é de hoje. Já foi feito abaixo assinado, o vereador Maicon Rossi e a prefeita Carla Emerenciano encaminharam vários pedidos ao Governo do Estado e ao DER, desde 2021, mas não houve resposta na prática. “A cobrança existe há muito tempo, e nada acontece. Por último, procurarei o deputado estadual Cobra Repórter e ele nos apresentou um projeto que finalmente pode fazer a diferença”, destaca Rossi.
Este projeto de lei visa autorizar os municípios do Paraná a implantar redutores de velocidade nas rodovias e estradas estaduais, com despesas pagas pela própria cidade. “Este projeto precisa ser sancionado, para que o município tome providência, já que o DER ainda não fez. Não podemos fazer qualquer intervenção em rodovia, porque pertence ao estado, mas está lei pode nos facilitar”, destaca a prefeita Carla.
Para poderem realizar as obras, os municípios deverão requerer formalmente a autorização ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), apresentando estudo de engenharia de tráfego, trânsito e transportes, justificando a necessidade de redução da velocidade dos automóveis, objetivando a prevenção contra acidentes de trânsito.
O deputado esclarece ainda que, pelo projeto, instalada a ondulação transversal, fica o município, segundo os critérios impostos pelo DER, responsável pela colocação imediata de toda a sinalização viária pertinente fornecida pelo Estado. A continuidade na manutenção, estabelecendo um cronograma para, no máximo, a cada dois anos pintar e ou refazer a pintura das ondulações transversais, fica por conta do Estado.
A reportagem do Canal HP já realizou diversas matérias no local, cobrando providências. Desde o início das cobranças, a situação apenas piorou. Na extensão do parque industrial existem apenas duas placas de sinalização de velocidade e a rodovia ficou mais perigosa após recentes manutenções, pois as laterais da pista ficaram com degrau, sendo uma armadilha para capotamentos em caso de saída de pista.