Nesta segunda-feira, 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a prefeitura de São João do Ivaí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início à distribuição de sacos de ráfia para conscientizar a população sobre a necessidade de separar corretamente o lixo reciclável. A medida tem como objetivo incentivar a prática da reciclagem e reduzir o descarte inadequado de resíduos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo de Mello, muitas pessoas têm descartado o lixo de forma misturada, o que dificulta o processo de reciclagem. “A partir do dia 15 de junho, a prefeitura não realizará mais a coleta de lixos que estiverem misturados”, enfatizou o secretário.
Os sacos de ráfia estão sendo entregues de casa em casa, e a orientação é que os moradores depositem apenas o lixo reciclável nesses sacos. “No dia da coleta, os garis irão despejar o conteúdo no caminhão e devolverão o saco vazio ao morador”, explica. Ricardo também ressaltou a importância de separar o lixo orgânico (lixo de cozinha) e o lixo de banheiro, descartando-os em sacolinhas separadas.
Em caso de dúvidas, a população pode procurar a secretaria, que está localizada no Pátio de Máquinas. Ricardo ainda frisa que a separação correta contribuirá para a preservação do meio ambiente e ajudará a evitar o aumento da taxa de lixo, uma vez que o município agora possui um sistema de coleta diferenciado, sendo responsável pelo transbordo do material recolhido através de uma empresa terceirizada.
Com essa iniciativa, a prefeitura de São João do Ivaí busca conscientizar os cidadãos sobre a importância da coleta seletiva e do descarte adequado de resíduos, promovendo assim a preservação ambiental e a sustentabilidade no município. “A participação ativa da população é fundamental para o sucesso dessa ação e para a construção de um futuro mais limpo e ecologicamente equilibrado”.
A equipe da prefeitura passará por todas as casas da cidade e dos distritos para entregar o saco e fazer orientações.