Sérgio André é servidor público, atua como Agente Comunitário de Saúde em São João do Ivaí, e divide as horas vagas com o esporte que mais ama: o xadrez.
Ele teve contato com a modalidade ainda na adolescência, nas aulas de educação física e recreação na escola, e se apaixonou pelo jogo, que considera um divisor de águas para quem quer desenvolver o intelecto, a memória, a aprendizagem e prevenir Alzheimer e demência.
“Meu desenvolvimento no xadrez contou com grandes incentivadores de professores e de praticantes do esporte no nosso município, como o Dr. Domingos, o Zé do Correio, o senhor Monoo do Hotel, dentre outros amigos. O xadrez é um jogo extremamente estratégico e apaixonante”, disse.
Sergio já representou São João do Ivaí em várias competições e se tornou juiz de xadrez, atuando em vários torneios e campeonatos. Recentemente, integrou a equipe de arbitragem do Circuito Sesc Paraná de Xadrez, que aconteceu em Arapongas, reunindo 150 atletas.
Com experiência e paixão pelo esporte, o atleta agora quer transmitir seu conhecimento e foi então que nasceu a ideia de criar a Escolinha de Xadrez em São João do Ivaí. “Apresentei esse projeto para a prefeita Carla e ele gostou muito. Estamos organizando tudo para iniciar a escolinha e começar a ensinar este grande esporte”, frisa.
O início dos trabalhos ainda não é certo, mas Sérgio está otimista e disse que todos podem praticar o xadrez. “De criança a adulto, todos podem praticar e aproveitar dos benefícios que o xadrez proporciona. Estou muito feliz com esta oportunidade que a administração está dando e ansioso para começar o trabalho”.
Veja o vídeo: