Os policiais que estão terminando o Curso de Formação de Praças, ministrado pela 6ªCIA da PM de Ivaiporã, participaram de uma formação na tarde dessa segunda-feira, dia 24 de julho, no salão do Júri do Fórum Civil de São João do Ivaí.
A formação foi ministrada pelo juíz de direito da Comarca, Malcon Cummings, e pelo promotor de justiça, Edson Scolari. “O principal objetivo da formação foi passar experiências judiciárias e estreitar a relação entre poder judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e também a Polícia Civil que esteve presente”, disse o juíz.
Segundo o representante do Ministério Público, as informações repassadas aos praças em formação são muito importantes para que eles tenham maior conhecimento jurídico para que atuem dentro da lei. “Foi uma oportunidade para repassar a eles o entendimento das leis vigentes, para evitar nulidades e que a atuação deles tenha efetividade. O que queremos é que os culpados sejam punidos e os inocentes sejam absolvidos”.
O 1º Tenente Arian Cruvinel destaca que os 50 soldados do curso de formação foram trazidos para este contado com a justiça e Ministério Público. “É muito importante que o juíz e o promotor exponham situações práticas, que devem alinhar com a atuação policial. Para estes alunos que estão em estágio e em breve estarão nas ruas, foi de muita validade”, avalia.
O sargento Adriano Caetano, comandante da Polícia Militar na Comarca de São João do Ivaí, considera que todos os temas abordados pelo judiciário e mistério público foram de suma importância para o processo de formação. “Foram abordados temas do cotidiano da Polícia Militar e os alunos puderam acumular mais conhecimento neste processo de formação”.
VEJA O VÍDEO: