Dezenas de internautas mandaram fotos e questionamentos na manhã dessa terça-feira (19), sobre “despachos” feitos em via pública, dentro do perímetro urbano de São João do Ivaí. Diante de tanto alarde, o Canal HP fez uma nota para contar sobre o fato.
Entretanto, muitos internautas comentaram a matéria nas redes sociais em tom de medo ou de zombaria. Na publicação feita pela reportagem, foi pedido respeito as denominações religiosas, seja ela qual for “apesar de chamar a atenção e ainda assustar algumas pessoas, ressalta-se que qualquer que seja a expressão religiosa deve ser respeitada”.
Durante o dia, várias pessoas praticantes da Umbanda entraram em contato para esclarecer sobre o “despacho”, inclusive um mestre de kimbanda que disse que o que foi feito na encruzilhada e no cemitério não foi nada ligado a maldade. Segundo o mestre, a pessoa responsável pelo despacho entregou oferenda em forma de agradecimento por alguma conquista.
Ele também disse que, como em qualquer religião, a Umbanda e outras religiões com raízes africanas, tem sua essência benevolente. “Existem pessoas ruins em qualquer religião, muitas vezes até no papel de líderes. Precisamos desmistificar para combater o preconceito de que todo despacho, macumba e oferenda é algo do mal. Tem quem usa para o mal, mas a nossa religião trabalha com o bem e também acredita em Jesus Cristo, mas o culto é diferente”, explicou o mestre kimbanda.