A equipe de policiais do Posto de São João do Ivaí realizava uma operação de fiscalização na Rodovia PR 082, no KM 148, quando alguns veículos pararam no local e informaram que um veículo GM Ômega, placas de São João do Ivai-PR, estava seguindo pela via e fazendo manobras perigosas. Diante dessa informação, a equipe realizou a abordagem ao referido veículo.
No momento da abordagem, foi constatado que o condutor, identificado como I.D.S., um homem de 54 anos, apresentava sinais de embriaguez. Foi oferecido a ele a oportunidade de realizar o teste com etilômetro, que resultou em um valor de 0,68 mg/l de álcool no ar alveolar expelido, sendo considerado 0,62 mg/l. O veículo foi liberado para um condutor habilitado.
Durante a abordagem, conforme a polícia lavrou em boletim, a passageira do veículo, identificada como F.M.J., uma mulher de 27 anos, começou a proferir ameaças à equipe policial, fazendo declarações como que pagaria a alguns amigos para matar os policiais, chamando-os de palavras ofensivas, entre outras ameaças.
Em determinado momento, a passageira pegou um de seus filhos, que estava dentro do veículo, e correu em direção à rodovia, tentando entrar na frente de um caminhão. Para garantir sua própria segurança e a de terceiros, foi necessário usar algemas na passageira.
Diante dos fatos, o casal foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São João do Ivaí para as medidas cabíveis. Durante o encaminhamento da passageira F.M.J. na área de triagem da delegacia, ela começou a bater nas portas e também a se jogar contra a parede, causando algumas lesões a si mesma.
O Conselho Tutelar de São João do Ivaí foi acionado e ficou responsável pela guarda dos filhos do casal, de 2 e 3 anos de idade que se encontravam no veículo.