ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Rotary Integração homenageia Associação Dar a Mão



No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiências, o Rotary Club de Ivaiporã Integração homenageou a Associação Dar a Mão, de São João do Ivaí, na quinta-feira, 21 de setembro, durante reunião ordinária do clube de serviços. Participaram da homenagem a fundadora da associação, Geane Aparecida Poteriko da Silva; presidente da diretoria executiva, Rosângela Aparecida Bombarda Barradas; vice-presidente da diretoria executiva, Naime Olívia Mazetti; e o presidente do Conselho Tutelar de São João do Ivaí e membro da Associação Dar a Mão, Osni Adriano Ferreira.

Fundada em 2013 e oficializada em 30 de setembro de 2015, por Geane Poteriko da Silva, a Associação Dar a Mão é uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de fornecer apoio aos familiares e indivíduos com agenesia de membros ou má formação congênita de membros, afetados por síndromes, outras condições congênitas raras, amputações ou com mobilidade física limitada, e tem como propósito contribuir para uma sociedade que acolha melhor a diversidade e respeite as diferenças e as deficiências físicas. Composta por voluntários, realiza um trabalho multidisciplinar, além da promoção de eventos e campanhas de conscientização e atende mais de 3 mil famílias associadas, de todo o Brasil e outros 11 países.

A mobilização inicial para a criação da Associação Dar a Mão aconteceu pela história de Dara (filha da fundadora Geane Poteriko), que nasceu com Agenesia de mão, condição que não foi diagnosticada durante a gestação. Após o nascimento de Dara, sua mãe sentiu a falta de informações, pelo desconhecimento em relação à síndrome que causou a deficiência física na filha, assim como pela ausência do diagnóstico. Como nunca tinha ouvido falar sobre a Agenesia de membros em toda a sua vida, sentiu-se sozinha e desamparada, realizando muitas pesquisas que levaram ao início da mobilização de instituições e pessoas interessadas em ajudar na luta pela causa, inclusive na produção e doação de próteses feitas em impressão 3D.

Em 10 anos de existência, já foram produzidas quase mil próteses para crianças com agenesia de membros e, também pessoas com mobilidade física reduzida ou deficiência intelectual/múltiplas (com integração ao Projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade).

A produção e entrega dos dispositivos de apoio 3D recursos de tecnologia assistida de baixo custo é feita gratuitamente, a partir de doações e do trabalho de voluntários. O equipamento auxilia nas tarefas diárias, incentiva a independência, melhora a autoestima e promove a inclusão.

“Nosso trabalho tem trazido à tona, principalmente, a conscientização do acolhimento para crianças de 0 a 4 anos. Precisamos de parceiros para que o trabalho continue sendo bem feito”, comentaram a fundadora e a presidente da Associação Dar a Mão, ao agradecer os rotarianos pela homenagem.

Informações do Jornal Paraná Centro 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ