O estado do Paraná enfrenta um cenário desafiador com chuvas intensas causando enchentes e preocupações em várias regiões. Municípios como Pitanga, Manoel Ribas e Cândido de Abreu estão entre os afetados, sofrendo com as inundações provocadas pelas fortes precipitações.
O Rio Ivaí, o segundo maior rio do Paraná, está apresentando uma vazão cerca de sete metros acima do nível normal devido às chuvas contínuas. Esta situação é um alerta para muitas comunidades ribeirinhas, que observam os níveis de água subirem a patamares preocupantes.
Na manhã desta segunda-feira, dia 30 de outubro, moradores da região da Prainha, área rural de São João do Ivaí, encaminharam vídeos ao Canal HP que mostram a situação do Rio Ivaí, próximo à divisa com São Pedro do Ivaí. As imagens revelam a extensão da enchente e a preocupante elevação do nível das águas.
Na Prainha II o nível já avançou para as casas, como é possível ver no vídeo encaminhado ao Canal.
Em Porto Ubá, município de Lidianópolis, e em Grandes Rios, os ribeirinhos também estão em alerta. Conforme a previsão do tempo, a semana inteira será chuvosa, com volume diário entre 20 e 50mm de chuva.
Veja o vídeo: