A prefeitura de Godoy Moreira realizou na noite da última sexta-feira, 10 de novembro, no Centro de Eventos, o encerramento do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o Câncer de Mama. O evento contou com a participação de um público recorde.
A enfermeira Juliana Vaz e a médica Cristiane Santos Dias, ministraram uma palestra sobre Câncer de Mama, Prevenção e Diagnóstico. Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde Godoy Moreira realizou diversas ações nas unidades de saúde, alertando a importância de falar sobre esse tema tão relevante para a sociedade e para a saúde da mulher.
O prefeito, Primis de Oliveira, estava acompanhado da primeira dama Elza Armando de Oliveira, e participaram do evento especial. “O câncer de mama tem cura e é fundamental que as mulheres realizarem os exames periodicamente, se tocar e se cuidar. Em Godoy Moreira damos total suporte ao nosso secretário e assistência para as pacientes, visando possibilitar um diagnóstico precoce da doença. Foram realizados mais de 190 exames preventivos, e estamos nos colocando à disposição para o atendimento as mulheres que necessitam de orientações sobre essa doença”, destacou o prefeito.
O secretário de Saúde, Orlando Aniceto do Nascimento, falou das inúmeras conquistas na área da saúde do município e que o objetivo da campanha é compartilhar informações e aumentar a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso a serviços de diagnóstico e tratamento, além de ajudar a reduzir a mortalidade em razão da doença. “Os nossos agradecimentos a toda a nossa equipe que tem atuado com muito profissionalismo, respeito e carinho, principalmente com as nossa mulheres”, frisa o secretário.
Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito, Rubens Martins, e os vereadores Luiz Tobias, Edson Calixto e Altamiro de Oliveira.
Sobre a campanha
O movimento conhecido como Outubro Rosa, surgiu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.