Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, a vereadora Olívia Froés fez uma declaração em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Enfatizando a força da resistência das pessoas negras, ela ressaltou a importância de reconhecer as dificuldades enfrentadas pelos antepassados para conquistar os espaços que hoje ocupam.
"O preconceito existe, ele é silencioso, ele é rotulado, ele é disfarçado e ele vem geralmente com algum elogio cordial. Isso é diário. A gente sente, a gente sofre, e a pessoa de cor, às vezes, tem que lutar duas vezes mais para conseguir algo", afirmou a vereadora.
Olívia Froés expressou seu apoio às cotas raciais, destacando que os negros enfrentam os piores índices de indicadores sociais e maiores índices de situações de violência. Ela ressaltou a importância de lembrar o Dia da Consciência Negra para romper o silêncio, superar as barreiras e conscientizar, especialmente as crianças que estão em formação de opinião, além de alguns adultos que ainda perpetuam o racismo.
"Por esse motivo, nós precisamos recordar esse dia para mover o silêncio, romper as barreiras e conscientizar, principalmente as crianças que estão em formação de opinião e também alguns adultos que são vítimas do racismo, porque nada nos difere. Somente a cor na pele", concluiu a vereadora.