Após receber informações sobre atividades relacionadas ao tráfico de drogas nas proximidades de uma tabacaria na Avenida Brasil no centro de Ivaiporã, a equipe entrou em vigilância do local.
A PM viu o momento em que um indivíduo recebeu algo das mãos de outro e, em seguida, dirigiu-se a pé até o pátio do posto União. A equipe da ALI acompanhou, enquanto a equipe ROTAM abordou o suspeito.
Posteriormente, a equipe dirigiu-se ao local e realizou a abordagem do indivíduo que recebeu o objeto, que estava acompanhado por outras pessoas do sexo masculino. O objeto entregue já estava em posse de uma terceira pessoa, sendo uma porção de substância análoga à maconha, pesando 0.13 gramas. Um admitiu ter acabado de adquirir a droga de outro, simultaneamente.
Diante disso, a equipe ROTAM, com o apoio da equipe RPA, retornaram à tabacaria e abordaram o outro suspeito. Na revista pessoal, não foram encontrados itens ilícitos, apenas uma quantia em dinheiro de R$326,00 e notas diversas, características comuns em casos de tráfico de entorpecentes.
Considerando as informações até então obtidas, incluindo suspeitas de tráfico na residência do primeiro abordado, a equipe questionou sobre a presença de mais entorpecentes em sua casa. Ele confirmou e autorizou a equipe a verificar. Na residência, foi encontrada uma grande quantidade de substância análoga à maconha, totalizando 3.499 quilogramas, distribuída e escondida em vários locais, incluindo um dos cômodos usado como quarto.
Foram encontradas uma mala, mochila, sacola e gavetas com resquícios de maconha, além de três balanças de precisão em pleno funcionamento. Tais elementos configuram atividades relacionadas ao tráfico, incluindo aquisição, venda, fornecimento e/ou produção de drogas.
Diante da situação, fica evidente que os dois abordados estavam agindo em conjunto para praticar o tráfico no município de Ivaiporã.
O dono da residência relatou que adquiria a droga de alguém que a trazia de Maringá, sendo que no município de Ivaiporã ele a comercializava junto com o segundo abordado. Todos os procedimentos policiais necessários foram seguidos, incluindo o uso de algemas em todos os detidos, em conformidade com a súmula vinculante número 11 do Supremo Tribunal Federal - STF. Ressalta-se que todos os detidos foram conduzidos até a 6ª CIPM, e após a confecção do boletim de ocorrência, a situação foi encaminhada à delegacia da polícia civil para os procedimentos legais.