Mães de crianças que frequentam o Centro de Educação Infantil Frei Tito, no bairro Cajuru, em Curitiba, denunciam as péssimas condições do local. Elas relatam que encontraram larvas na comida, cupins no corredor, aranhas nas salas de aula, tomadas abertas e fios expostos, além de goteiras e infiltrações.
Uma das mães, Jheinny Aline El Khoury, técnica de enfermagem, diz que sua filha foi picada por pernilongos e precisou de atendimento médico.
“Quando fui buscá-la, percebi uma marquinha no rosto dela e no braço de alguma picada. Como ela é alérgica, precisei levá-la ao médico”, contou à RICtv.
As mães também reclamam da falta de estrutura e alegam que as crianças encontraram larvas nas refeições.
“Quando questionados, a creche falou que poderiam almoçar lá, pois a mesma comida que as crianças comem eles também comem. Os alunos não podem repetir a comida, que não está sendo suficiente”, contou outra mãe que não quis se identificar.
Secretária de Educação se manifesta sobre as denúncias
Em nota, a Secretaria Municipal da Educação alegou que encaminhou uma equipe até a creche na terça-feira (27), para realização de vistoria. E disse que o caso está sendo acompanhado pela secretaria de educação de Curitiba.
A vigilância sanitária disse que realizou uma inspeção nesta semana e que, no dia, não foram encontrados alimentos com larvas ou vencidos. Ainda assim foi constatada a necessidade de realização de algumas manutenções na estrutura: como conserto do piso descascado e da infiltração em uma parede.
O estabelecimento, segundo a vigilância sanitária, será intimado a realizar essas adequações e também a fazer o descarte de alguns materiais que estavam armazenados.