A vereadora Olívia Fróes discursou durante a sessão a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de São João do Ivaí, na última segunda-feira (19 de fevereiro), e expressou preocupação com a destinação de emendas disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, que não estão sendo atribuídas aos deputados que ela representa, como o secretário e deputado federal, Beto Preto, e o deputado estadual, Tiago Amaral.
Olívia questionou o destino dos recursos provenientes das emendas, lamentando que a administração divulga atribuindo tudo a um só deputado, sem fazer justiça aos demais. Ela informou que o município recebeu recursos para aquisição de kits de saúde, mas que ainda não foram feitos investimento.
“A falta de equipamentos básicos, como seladoras e geladeiras para armazenar insulina, evidencia as dificuldades enfrentadas no atendimento diário à população. Questionei a administração sobre os recursos, e esta casa recebeu a resposta, o qual o executivo informa que precisa dar contrapartida nas aquisições e que não foi possível por causa da baixa devolução do duodécimo. Esta justificativa não pode ser aceita, pois o duodécimo da câmara é um direito e a administração não pode pautar suas ações por um recurso que nem é obrigatório ser devolvido”, disse Olívia.
Além das questões relacionadas à saúde, a legisladora alertou para a importância de garantir os direitos trabalhistas dos servidores municipais, alertando que foi informada que estão dando a desculpa que não seria possível pagar o 1/3 de férias devido ao ano político. “Não existe isso, é necessário respeitar os direitos dos trabalhadores. Atenção, meus colegas servidores, procurem mais informações junto ao sindicato em caso de dificuldades”, instruiu.
Ao concluir seu discurso, a vereadora expressou sua gratidão aos presentes e desejou bênçãos aos seus colegas, reconhecendo o compromisso e o sacrifício pessoal envolvidos no serviço público. Olívia Froes reiterou a importância de priorizar os interesses da comunidade, especialmente nas áreas de saúde, educação e transporte público.