Na última terça-feira, 27 de fevereiro, teve início em Curitiba a segunda temporada da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O evento foi marcado pelo II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres, que reuniu gestores e técnicos municipais em uma agenda focada no fortalecimento da rede de proteção e enfrentamento às violências contra as mulheres.
Durante o encontro, realizado em dois dias, gestores e representantes dos municípios paranaenses tiveram a oportunidade de participar de mesas de discussão, oficinas de planejamento e exposição de práticas realizadas pelos municípios. O evento contou com a presença de representantes do Ministério das Mulheres, trazendo contribuições valiosas para a formulação de políticas públicas eficazes.
O presidente da Câmara de São João do Ivaí, Maicon Rossi e os vereadores Olívia Fróes e Daniel “Beira”, participaram do evento. Olivia destacou a importância das políticas públicas voltadas para as mulheres, enfatizando o combate à violência doméstica como uma das principais questões abordadas durante o evento. “A representante do Ministério da Mulher apresentou ações e estratégias para o enfrentamento da violência contra a mulher, visando à erradicação desse grave problema social. Durante as mesas de discussão, foram abordados temas como a rede de atendimento às mulheres em situação de violência, o protagonismo e empreendedorismo feminino, além de experiências exitosas de outros municípios”, comenta.
A secretária e deputada, Leandra Dal Ponte, anunciou o envio de recursos para municípios que possuem conselhos ou centros de referência e atendimento à mulher, demonstrando o compromisso do governo com a proteção e acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.
O evento representou um importante espaço de diálogo e articulação entre os poderes públicos, sociedade civil e demais instâncias envolvidas na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência contra as mulheres. Com a implementação de políticas públicas eficientes e o fortalecimento da rede de proteção, o Paraná reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres.