Nos dias 25 e 26 de março, aconteceu o curso de Produção Artesanal de Pescado, em Sao Pedro do Ivaí. A iniciativa, promovida pela prefeitura em parceria com o SENAR e a FAEP do Paraná, buscou não só ensinar as técnicas de limpeza e preparo de peixes, mas também diversificar os pratos à base deste ingrediente rico em proteínas e essencial na dieta.
A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri enfatizou a variedade culinária e o empoderamento proporcionado pelo curso. “É muito bacana aprender pratos variados. Este curso se soma a diversos outros que ofertamos gratuitamente com o objetivo de capacitar nossa população para o mercado de trabalho e para empreender. Tudo isso está dentro do contexto do nosso projeto de desenvolvimento sustentável e geração de empregos”, disse.
O secretário de Agricultura, Adilson de Souza Costa, comentou sobre a importância dessas iniciativas como meio de agregar conhecimento e alternativa de renda para os produtores rurais e população em geral. Ele mencionou o sucesso de cursos anteriores, como o de produção artesanal de queijo, e destacou a Tilápia, um peixe amplamente produzido na região, como foco do curso atual.
Josiel Nascimento, supervisor do SENAR, explicou que o curso, com 11 inscritos, abordou oito tipos de pratos com peixe e a prática de abate. Com duração de 16 horas distribuídas em dois dias, foi destinado tanto a quem busca abrir um restaurante quanto a quem deseja cozinhar melhor em casa. “O objetivo do curso é estar agregando valor e renda para o produtor rural e o trabalhador rural", disse Nascimento, ressaltando a inclusão de público misto e a gratuidade do curso.
A degustação dos pratos produzidos durante o curso marcou o encerramento. Todos elogiaram a construção dos pratos e os sabores.