De 11 a 15 de março de 2024, São Pedro do Ivaí se uniu em uma série de atividades voltadas para o combate e prevenção da dengue. Denominada "Unidas Contra a Dengue", a iniciativa envolveu diversos setores da sociedade em ações educativas, de limpeza e conscientização.
O cronograma da semana foi repleto de atividades, desde coleta de entulho até palestras em escolas e instituições locais. No primeiro dia, houve coleta de entulho, palestras educativas e bloqueio da dengue em áreas de maior incidência. Nas demais datas, as atividades se diversificaram, incluindo gincanas ambientais com crianças, confecção de faixas e panfletos, instalação de armadilhas, blitz e orientações em feiras noturnas.
O destaque foi a intensa mobilização da comunidade, que se uniu para promover a conscientização e prevenção da doença. O secretário municipal de Saúde, Bruno César, destacou a importância da parceria entre diversas secretarias e setores da sociedade para o sucesso da iniciativa.
"Trabalhamos incessantemente em São Pedro do Ivaí contra a dengue, e nos fortalecemos durante a semana, com um projeto implantado pela Primeira-Dama do Paraná, Luciana Massa. Fizemos uma semana diferenciada, onde desenvolvemos várias ações desde a parte de prevenção. Essa parceria entre secretarias fez com que fizéssemos um trabalho diferenciado", destacou o secretário.
Bruno ressaltou também que o combate à dengue é contínuo e que o município tem mantido esforços constantes nessa área. "Esse trabalho é contínuo. Dezembro do ano passado, nós começamos com um mutirão de limpeza em toda a cidade. Esse investimento que o Poder Executivo vem fazendo na saúde, principalmente nesse momento de combate à dengue, é de muito valia", explicou.
A mobilização da população também foi fundamental para os resultados positivos. "Lembrando que não é só o poder público que tem que se fazer essa vigilância na dengue. A prefeitura Regina tem dado todo suporte para que possamos realizar o melhor trabalho, mas a participação da população é indispensável", concluiu o secretário.
São Pedro do Ivaí foi destaque estadual com as ações realizadas durante a semana. O trabalho realizado tem reflexo positivo dentro da área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, uma vez que São Pedro tem um dos menores índices de infestação.