Em uma demonstração inspiradora de cidadania, o senhor Antônio André, popularmente conhecido como “Tonico”, mostra que não há limites de idade para o exercício dos direitos democráticos.
Com 101 anos de idade, ele, que já não é mais obrigado a votar, fez questão de regularizar o seu título eleitoral. “Pediu para vir aqui no cartório regularização a situação dele, pois quer ser ativo no processo eleitoral para contribuir na escolha de quem comandará os interesses do município”, comenta o genro do seu Tonico, o ex-vereador Adeilde Alves de Souza, o Grilo.
A atitude do seu Tonico ganha evidência em um momento crucial, quando o prazo para a regularização eleitoral está prestes a se encerrar. O chefe do Cartório Eleitoral, Juliano Silvério, destacou a importância da participação dos cidadãos e relembrou o horário estendido para facilitar o atendimento “Nos três últimos dias, que são segunda-feira, dia 6, terça, dia 7, e na quarta, dia 8, iniciaremos o atendimento às 9 horas da manhã”, informou Silvério.
Ele ainda enfatiza que, conforme o prazo vai se afunilando, as filas tem aumentado. “Aproveitem que estamos atendendo das 11 às 18 horas e, o mais importante, no sábado, dia 4, e domingo, o cartório estará em plantão para os eleitores que não puderem vir nos dias úteis, no horário das 9 às 16 horas”.
A participação de "Tonico" no processo eleitoral é um lembrete poderoso de que a democracia é fortalecida quando cada cidadão, independente da idade, decide participar ativamente nas decisões que afetam a sociedade como um todo.