De acordo com o Inmet, há risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações nas regiões que estão em alerta laranja. No Paraná, até o momento, a região Sudoeste e a região Centro-Sul devem ser afetadas pelos vendavais.
Ainda, o aviso abrange parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que enfrenta o pior desastre natural da história e está em calamidade pública devido às chuvas da última semana.
Inmet publica orientações durante alerta laranja
Para evitar estragos, o Inmet emitiu algumas recomendações durante o alerta laranja de vendavais. São eles:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Permaneca em local abrigado
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Paraná em alerta amarelo
O Paraná também está em alerta amarelo, para perigo de tempestades, nas regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Sudeste. O aviso para estragos potenciais vai até às 29h59 desta quarta-feira. Os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também estão em alerta amarelo.
Segundo o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Ventos e chuvas continuam no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul, estado em calamidade pública devido às enchentes e alagamentos dos últimos dias, permanece em alerta laranja para temporais e vendavais, com acumulado de chuva de até 100mm por dia e ventos de até 100km/h nesta quarta-feira (8).
Informações: RIC Mais