Por volta das 22h desse domingo (26), durante patrulhamento pela Avenida Maranhão no centro de Ivaiporã, a equipe da Polícia Militar avistou um indivíduo mexendo em uma mochila de maneira suspeita.
Foi dada a voz de abordagem ao indivíduo, que se recusava a colocar as mãos na cabeça, afirmando "não ser vagabundo" e desobedecendo às ordens da equipe. Após insistência, o indivíduo finalmente acatou as ordens, permitindo a realização da busca pessoal. Durante a revista, o abordado desacatou a equipe policial. Em resposta ao desacato, foi dada a voz de prisão, mas o indivíduo resistiu, utilizando empurrões, o peso do próprio corpo e retirando os braços do alcance dos policiais, enquanto afirmava repetidamente que não seria preso.
Foi necessário o uso de força moderada para contê-lo, conforme o manual de Técnicas de Contato da PMPR, inclusive fazendo uso de algemas conforme a súmula 11 do STF. Após a contenção, ele foi encaminhado à 6ª CIPM para a confecção do Termo Circunstanciado e do auto de resistência à prisão, sendo liberado em seguida.