Durante o mês de maio, São João do Ivaí se mobiliza em uma série de atividades dedicadas ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O “Maio Laranja” é marcado por um esforço concentrado para ampliar a conscientização sobre este grave problema, mas, conforme destacam os organizadores, a luta contra essa violência ocorre durante todo o ano.
Neste contexto, uma das iniciativas destacadas aconteceu na tarde de quinta-feira (16), com a realização de uma panfletagem informativa, que contou com a colaboração da Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Assistência Social. A ação teve início no centro da cidade e se estendeu até o Fórum Civil, distribuindo panfletos que alertam sobre os sinais de abuso e exploração sexual e incentivam a denúncia desses crimes.
A delegada Kethilin Iurino esteve com sua equipe nas ruas e comentou sobre a importância da iniciativa. “É fundamental que a comunidade esteja informada e vigilante. Muitos ainda hesitam em denunciar por medo ou desconhecimento, mas é crucial quebrar esse paradigma. Nossa delegacia está de portas abertas para orientar e ajudar no que for necessário. Juntos, podemos proteger nossas crianças e adolescentes e garantir um ambiente seguro para seu desenvolvimento”.
A panfletagem é apenas uma das muitas atividades planejadas para este mês. A colaboração entre as várias agências de segurança, assistência social e Conselho Tutelar, é um exemplo do compromisso da cidade com a proteção dos mais vulneráveis. A equipe da secretaria municipal de Assistência Social também reforçou o apoio, destacando que ações como essa são essenciais para educar a população sobre como identificar e responder a situações de abuso.