Um homem compareceu à delegacia na noite de ontem (19), para registrar um caso de estelionato envolvendo ameaças e extorsão. O incidente começou no dia 17 de junho, quando o solicitante, ao conversar com uma mulher supostamente do Rio de Janeiro, enviou uma foto de sua neta em tom de brincadeira, dizendo “que bonitinha minha namorada”. A mulher reagiu ameaçando denunciar o caso à Delegacia da Polícia Civil.
Apesar do homem ter explicado que se tratava de uma brincadeira e que a menina era sua neta, algumas horas depois, ele recebeu uma ligação de um número do Estado de São Paulo. O interlocutor se identificou como investigador da Polícia Civil e afirmou estar montando um processo contra ele. Para evitar o processo, exigiu um depósito de R$ 30.000,00. Diante da recusa da vítima, o valor foi reduzido para R$ 5.000,00 após muita insistência.
Desconfiado, ele buscou orientação de um policial militar, que prontamente identificou a situação como um golpe e aconselhou o mesmo a bloquear todos os números envolvidos. No entanto, no dia 19 de junho, a vítima recebeu uma chamada identificada como “escrivã da Polícia Civil”, o que o levou a registrar o fato oficialmente, temendo ser uma continuação da tentativa de extorsão.